ARACAJU é a capital do estado de Sergipe, na costa nordeste do Brasil. É conhecida pelas praias, incluindo a Praia de Atalaia, ao centro. Junto à praia, oceanário de Aracaju, em forma de tartaruga, possui arraias, tubarões, enguias e tartarugas marinhas, além de exposições práticas. O passeio na marginal, a Passarela do Caranguejo, está repleta de restaurantes de peixe e marisco e é marcada por uma enorme escultura de um caranguejo. No rio Sergipe encontra-se a Ponte do Imperador Dom Pedro II. A estrutura, que é um ponto de referência, foi originalmente construída no século XIX como um cais para dar as boas-vindas ao imperador Dom Pedro II do Brasil. O Museu da Gente Sergipana, nas proximidades, possui exposições interativas sobre a cultura regional. Os mercados, como o Mercado Municipal Governador Albano Franco e o Mercado Municipal, disponibilizam artesanato, vestuário e iguarias locais. A Catedral Metropolitana de Aracaju, cinza e azul, incorpora elementos neoclássicos e neogóticos. A sul, fica a Praia do Refúgio, repleta de coqueiros. A praia Pirambu, a norte, é um local de nidificação de tartarugas marinhas. SÃO CRISTÓVÃO, é um município brasileiro do estado de Sergipe, localizado na Região Metropolitana de Aracaju e fundada por espanhóis. Limita-se com os municípios de Aracaju a leste, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras e Areia Branca ao norte, e Itaporanga d’Ajuda a oeste e sul. Cidade histórica do estado de Sergipe, considerada monumento nacional, São Cristóvão situa-se ao norte do estuário do rio Vaza-Barris, no litoral sergipano. Tem 47 metros de altitude e sua sede dista 26 km de Aracaju, a atual capital do estado.
PARQUE NACIONAL DA SERRA DE ITABAIANA. O Parque Nacional Serra de Itabaiana é uma reserva ecológica criada no dia 15 de junho de 2005 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. Estende-se por aproximadamente 8.024,79 hectares, abrangendo os municípios sergipanos de Areia Branca, Campo do Brito, Itaporanga d’Ajuda, Laranjeiras, Malhados e Itabaiana. Contém os biomas de Mata Atlântica e Caatinga e diversas espécies de animais. É lar de 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, 62 de mamíferos e 123 espécies de aves. Fica a cerca de 38 km de Aracaju, a capital do estado e é de entrada gratuita. Os pontos mais conhecidos do parque são o Poço das Moças, a Gruta da Serra, a Via Sacra, o Caldeirão, o Parque dos Falcões e o alto da Serra, que têm o segundo ponto mais alto de Sergipe, a 659 metros de altitude. BREJO GRANDE. Há muito tempo, havia uma ilha situada no baixo são Francisco, pelo nome de ilha da Paraúna, suas terras eram cobiçadas pelos colonos portugueses de Penedo, ocorreram várias disputas por esta ilha, seus primeiros habitantes foram os índios tupinambás, após seu descobrimento ficou pertencente a capitania de Pernambuco, passou a pertencer a capitania da Bahia em 1812, com ajuda do português João Pires Tojal e os Ferreiras, que aterraram o canal das Paraúna unindo as margens sul da ilha, contrapondo-se os revolucionários de Penedo, por esses tempos Brejo Grande, um lugarejo, uma ilha, após isso o Rei Dom João em uma de suas cartas escreveu “ Os Ferreiras com os escravos aterraram o braço do rio e ligaram a ilha da Paraúna a capitania da Bahia”, depois de aterrarem o canal, criaram-se os engenhos, de cana de açúcar, café, algodão. Porcentagem dos escravos no ano de 1854 na região do Baixo São Francisco: Brejo Grande 30%, Vila Nova 09%, Porto da Folha 11%, Propriá 12%. O “Rio das Borboletas”, o então São Francisco, sempre esteve presente na história de Brejo Grande, mas, apesar desse fator, o município teve uma economia baseada no trabalho escravo, chegando a ter mais de 20 engenhos.
NOSSA SENHORA DA GLÓRIA. Nossa Senhora da Glória é um município brasileiro do estado de Sergipe. Fundado em 1928 e inicialmente chamado de Boca da Mata. Hoje ocupa a décima posição entre os municípios mais populosos do estado e também uma das maiores economias. PRAIA DE ATALAIA é uma praia brasileira da cidade de Aracaju, Sergipe. A praia é uma das mais famosas do Nordeste e representa Sergipe através do cartão postal na Praça dos Arcos. É onde está localizada a orla de Atalaia, é a praia urbana mais popular da cidade de Aracaju. Com cerca de seis quilômetros de extensão, é um dos principais cartões-postais da capital sergipana. Na orla de Atalaia existem opções de lazer como bares e casas de dança e música, além de barracas de água de coco e quadras de basquete, futebol, tênis e uma pista de skate. Dentro desse conjunto de belezas, vale destacar que essa orla, considerada uma das mais bonitas do Brasil, oferece aos cidadãos e turistas o que há de melhor em lazer e entretenimento. É nessa praia que fica também o Monumento aos Formadores de Nacionalidade, que homenageia, e deixa lado a lado, nomes como Zumbi dos Palmares, Tiradentes, Dom Pedro 2º e Getúlio Vargas. OS ARCOS DA ORLA DE ATALAIA são um dos cartões postais mais famosos da cidade de Aracaju e do Estado de Sergipe. Símbolo maior do local, ficam na calçada da praia de mesmo nome e são um ponto turístico importante do município. O cenário é perfeito para fotografias, pois, logo à frente, há uma instalação de um letreiro com a frase ‘Eu amo Aracaju’. As letras são da altura de um adulto e permitem que, com criatividade, sejam feitos ótimos cliques.
O PARQUE DOS FALCÕES, localizado na cidade de Itabaiana, no estado de Sergipe é o único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. É também o único local do país com autorização do Ibama para a criação de aves de rapina. Situado em uma área de aproximadamente 3.500 km², o parque, que é mantido atualmente por uma ONG. Foi criado em 2000 por José Percílio Costa, um homem que dedica sua vida aos cuidados e preservação das aves e do local. O PALÁCIO OLÍMPIO Campos é um palácio localizado em Aracaju, Sergipe. Inaugurado em 1863, o prédio foi a sede do governo do estado de Sergipe até 1995. Em 2010 foi transformado em um museu. O imperador Dom Pedro II visitou o palácio, ainda em obras, em 10 de janeiro de 1860. O Palácio – História Quem conhece Sergipe certamente já ouviu falar da importância histórica, política e cultural do Palácio Olímpio Campos – um dos mais importantes patrimônios do estado. Idealizado na época do Brasil Império, inicialmente, pelo então Presidente de Sergipe, Dr. Salvador Correia de Sá, em 1856, o “Palácio Provincial” seria criado para funcionar como sede do Governo do Estado e residência do governador na capital sergipana, tendo em vista que a mesma já havia sido transferida de São Cristóvão para Aracaju. Este projeto, de autoria dos engenheiros Francisco Pereira da Silva e Sebastião Piro, não foi aprovado naquela época e, posteriormente, em outras gestões, foram apresentadas novas propostas para a construção do Palácio, mas que também não obtiveram êxito. Na presidência do Dr.
O MUSEU DE ARQUEOLOGIA de Xingó é um museu localizado em Canindé de São Francisco, Sergipe, Brasil. Pertence à Universidade Federal de Sergipe. Criado em 2000, tem como objetivo expor, preservar o patrimônio arqueológico de Xingó. O museu foi desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe, em parceria Companhia Hidroelétrica do São Francisco. A parceria surgiu após um programa de salvamento arqueológico na Usina Hidrelétrica de Xingó. Seu acervo contém peças de arte rupestre, esqueletos humanos e diversos utensílios descobertos durante pesquisas em sítios arqueológicos da região. O LARGO DA GENTE SERGIPANA é um monumento localizado em Aracaju, Sergipe, Brasil. Homenageia a os movimentos culturais, e a identidade do povo do estado. Em Aracaju, O monumento consiste num total de oito estátuas, que representam, cada uma, diversas manifestações folclóricas típicas. Os artistas plásticos Félix Sampaio e Tati Moreno foram responsáveis pelas esculturas com a chancela de intelectuais locais, tais como Aglaê Fontes e Jose Vanda Mendonça, respectivamente, pesquisadora e historiadora. O local é uma instalação artística urbana, que, de acordo com especialistas, está integrado à paisagem natural do Rio Sergipe e ao Centro Histórico de Aracaju, dialogando conceitualmente com o acervo do Museu da Gente Sergipana. O largo foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ézio Déda. Entre as manifestações representadas, estão os Lambe-sujos e Caboclinhos, os Baca arteiros, o Cacumbi, os Parafusos, o Reisado, a Chegança, a Taieiras, a Dança de São Gonçalo, e o Barco de Fogo.
O MONUMENTO AOS FORMADORES, de Nacionalidade é um monumento público localizado em Aracaju. Sergipe, Brasil. Foi construído como forma de homenagem a personalidades da história do país, desde imperadores, princesas e presidentes até líderes quilombolas e de marcos para alguns estados, como Joaquim José da Silva Xavier, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro II, José Bonifácio de Andrade e Silva, Joaquim Nabuco, Princesa Isabel, Duque de Caxias, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Localiza-se na orla de Atalaia, É um dos patrimônios tombados pelo Governo de Sergipe. A Resolução de Tombamento é o Decreto nº 24.148, de 21 de dezembro de 2006. A PRAIA DO REFÚGIO, está localizada no município de Aracaju em Sergipe. Ela é literalmente um refúgio para os amantes da natureza. Ótima para relaxar, alterna trechos desertos com os grandes condomínios e as casas de veraneio. Tem toda uma infraestrutura para receber bem os visitantes, para que se aproveite o máximo. Um dos principais atrativos da praia são os seus coqueirais. Ao longo de toda orla, servem as comidas típicas de região, como um bom caranguejo ou uma carne de sol.
A RESERVA BIOLÓGICA DE SANTA ISABEL, é uma reserva biológica brasileira localizada no estado do Sergipe, no litoral. A reserva se destaca por ser um dos principais sítios do projeto TAMAR, e já liberou milhões de tartarugas ao mar. É uma importante unidade de conservação dos Mangues do Rio São Francisco. A principal espécie ameaçada protegida nesta unidade de conservação é a tartaruga-de-pente, além da área ser importante sítio de nidificação da tartaruga-oliva. MOSQUEIRO é A ÚLTIMA PRAIA de Aracaju, no sentido sul, nos limites da cidade com o Rio Vaza-Barris. Situada no povoado de mesmo nome e a 20 km da Orla de Atalaia, a Praia do Mosqueiro é uma das mais bonitas e visitadas de Aracaju. De lá, partem os passeios de catamarã que levam a pequenas ilhas – entre elas, a Croa do Gore e a Ilha dos Namorados – e à cidade de São Cristóvão. A Orla do Pôr do Sol, que fica em Mosqueiro, é um dos melhores lugares da capital para apreciar o entardecer. A PRAIA DA COSTA, região metropolitana de Aracaju, é uma praia em Sergipe. Desde a construção da ponte entre Aracaju e Barra em 2006 a área recebe bastante movimento e cada instante aparecem novos condomínios ao redor da região, confirmando o crescimento imobiliário da cidade em que faz parte, a Barra dos Coqueiros. http://setur.rn.gov.br/