Inicie aqui o seu lazer, visite aonde ir sem sair de casa.
TURISMO – MATO GROSSO DO SUL
NOBRES pode ser considerada uma versão mato-grossense de Bonito. A cidade, famosa por seus lagos, trilhas e cachoeiras, é também uma ótima opção no Mato Grosso para quem quer nadar com peixinhos coloridos ou só apreciar belas paisagens. O Aquário Encantado é uma das principais atrações do destino, já que permite ao turista praticar o snorkel — é possível observar diversas espécies de peixes de água doce diferentes. VALE DO ARAGUAIA. Na fronteira com Goiás, o Rio Araguaia é uma das principais atrações turísticas do Mato Grosso, principalmente no mês de julho, quando o nível da água abaixa e surgem longos bancos de areia, formando as famosas praias de rio. As praias de água doce atraem milhares de brasileiros e até estrangeiros. Algumas barracas são montadas nos bancos de areia, tornando o ambiente ideal para curtir o dia. JACIARA. Amantes de aventura precisam conhecer Jaciara, considerada a capital dos esportes radicais da região. Apenas 145 quilômetros de Cuiabá, é para lá que os mato-grossenses vão quando querem praticar canoagem ou rafting, descendo a toda velocidade pelas corredeiras. Como se isso tudo já não fosse suficiente, as paisagens são espetaculares, com diversas piscinas naturais de águas de cor esmeralda e vistas verdejantes de mata nativa, isso sem falar das grutas, cânions e até inscrições rupestres.
A REGIÃO DO PANTANAL, no Brasil, é mundialmente famosa por ser casa de animais muito brasileiros. Além disso, admirar a vida selvagem por lá é bem mais fácil que em florestas tropicais, já que a vegetação é muito menos densa. Bons pontos de partida para explorar a região são Cárceres e Poconé, no Mato Grosso, e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Nas incríveis paisagens pantanosas, os turistas podem encontrar uma ampla variedade de aves, répteis e mamíferos desde elegantes jaguares até engraçados tuiuiús, sem falar das antas, papagaios, carcarás e o jacaré-do-pantanal. Se mover por lá é difícil e você vai precisar de guias para acompanhá-lo em barcos ou pequenos aviões. BONITO. É um verdadeiro paraíso localizado no Mato Grosso do Sul. O destino possui uma grande variedade de atividades e roteiros perfeitos para quem gosta de ecoturismo. Rios, lagoas cristalinas, grutas, passeios de rapel, mergulho e cachoeiras são alguns dos atrativos dessa cidade espetacular. O Abismo de Anhumas ganha destaque por ser uma caverna subterrânea que abriga um incrível lago profundo de águas cristalinas. Só é possível acessá-lo fazendo rapel, de mais de 70 metros de altura. Muita gente associa a Amazônia ao norte do nosso país, mas uma grande porção dessa fantástica floresta tropical ocupa o norte do Mato Grosso. Amantes de ecoturismo vão querer visitar a cidade de ALTA FLORESTA, porta de entrada para a Amazônia mato-grossense.
Uma boa dica é se hospedar no Parque Estadual do Cristalino, que possui paisagens naturais excepcionais e opções de acomodação no meio da floresta. CHAPADA DOSGUIMARÃES. Com suas maravilhas naturais, a Chapada dos Guimarães, que desde 1989 é um parque nacional, é um dos destinos imperdíveis no Centro-Oeste do nosso país. Por lá, você não pode deixar de conhecer a cachoeira Véu da Noiva, uma das maiores do Brasil, e o Mirante da Chapada. No caminho, você vai encontrar incríveis grutas de arenito e espetaculares paredões de pedra alaranjada, isso sem falar dos vários rios que vai cruzar em suas trilhas. SERRA DA BODOQUENA. O Parque Nacional da Serra da Bodoquena é um destino imperdível para quem visita o Mato Grosso do Sul. Não muito longe da famosa cidade de Bonito, o destino é conhecido por suas cachoeiras únicas de cair o queixo e é muito procurado por amantes de ecoturismo. Ao todo, são mais de 76 mil hectares perfeitos para quem quer passar o dia fazendo trilhas e curtindo a natureza.