A maior cidade da América Latina é uma grande mescla de estilos e cultura, São Paulo abriga pessoas de mais de 70 nacionalidades e toda essa diversidade pode ser conferida em diversos bairros da capital. Além das diversas construções históricas, parques e galerias, São Paulo é um grande centro de entretenimento com diversas atrações, são mais de 280 salas de cinema, 180 teatros, mais de 90 centros culturais e 110 museus, além de inúmeras casas noturnas que ajudam a deixar a noite paulistana ainda mais agitada. No centro da cidade, arranhas céus como o Edifício Altino Arantes (Banes pão) e o Edifício Martinelli oferecem em visitas guiadas uma bela visão da cidade de São Paulo. O fabuloso TEATRO MUNICIPAL e o Mosteiro De São Bento apresentam uma arquitetura impressionante em meio ao movimentado centro urbano. Se você procura fazer compras a 25 de março, o Mercado Municipal E A Santa Efigênia são paradas obrigatórias. A Avenida Paulista é simplesmente o coração da cidade. Além dos diversos prédios voltados para negócios, podem ser encontrar teatros, cinemas, museus e centros culturais que estão sempre muito movimentados. Não deixe de conferir o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), que possui uma coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul com peças de artistas como Monet, Renoir e Van Gogh presentes no complexo. Outros bairros que cultivam histórias de imigrantes que vieram ao estado também são atrações. Na Liberdade restaurantes japoneses, galerias com diversos produtos do Japão e luminárias típicas estão espalhadas na maioria das ruas do bairro.
Outro exemplo é o tradicional BAIRRO DO BIXIGA, que está situado na região da Bela Vista e foi colonizado por italianos e oferece uma noite bem movimentada nas diversas cantinas italianas que dominam a região. Na zona Sul o Parque do Ibirapuera atrai todo o tipo de público. Desde os mais esportistas que utilizam as faixas de cooper e a ciclo faixa, ao mais cults, que frequentam a OCA, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Museu Afro-Brasil, a Fundação Bienal, o MAC, o MAM, entre outros. Confira nossas principais dicas sobre de turismo em São Paulo. AV. Paulista A Avenida Paulista concentra diversas opções de passeios. Lojas, shoppings e galerias ganham o coração de quem deseja fazer um turismo voltado a compras, restaurantes das mais variadas culinárias é um prato cheio para os gastronômicos, museus e espaços artísticos oferecem uma ótima experiência para quem deseja conhecer o lado cultural da cidade. Para os baladeiros de plantão dezenas de opções de bares e casas noturnas. A Av Paulista é conectada por diferentes meios de transporte pública para os principais pontos turísticos de São Paulo, sendo uma ótima opção para quem está buscando um bairro para se hospedar em SP.
PARQUE DO IBIRAPUERA. Um belo passeio no pulmão da cidade de São Paulo é uma ótima oportunidade de conhecer diversas atrações da cidade. Além de todo o espaço para atividades ao ar livre o parque também abriga cinco prédios com a assinatura de Oscar Niemeyer: o Pavilhão Cicillo Matarazzo (atual Pavilhão da Bienal de São Paulo), a Oca, a Grande Marquise (onde está situado o Museu de Arte Moderna), Museu de Arte Contemporânea e o Museu Afro Brasil. PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO A Pinacoteca do Estado de São Paulo recebe diversas exposições renomadas além de um andar inteiro exclusivo do acervo pessoal, que conta com mais de 9 mil obras. MOSTEIRO DE SÃO PAULO. O Mosteiro que hospedou o papa Bento XVI durante a visita ao Brasil chama atenção com sua arquitetura gótica. Integrado à Basílica onde são realizadas missas diariamente o local também conta com uma padaria com pães e doces preparados por um grupo de monges. Teatro Municipal de são Paulo . Certamente um dos grandes cartões postais da cidade, o Teatro Municipal foi projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi. A abertura do espaço proporcionou a capital a integração ao roteiro dos grandes espetáculos.
MASP. Outro ponto turístico imperdível em São Paulo, está localizado na Avenida Paulista e é um dos mais importantes museus do hemisfério Sul. Está na lista das dez atrações turísticas mais visitadas de São Paulo e, às terças, oferece visita gratuita ao público em geral. JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO. É um dos parques mais aprazíveis de São Paulo e também um dos mais sossegados. São 143 hectares de área verde, abrigando diversas espécies e vegetais. O Jardim Botânico tem várias atrações como o museu botânico, estufa de plantas, a trilha da Nascente e o Jardim dos Sentidos, onde é possível tocar e cheirar as plantas. Liberdade A Liberdade que concentra a cultura ocidental tem como atrativo as lojinhas com produtos importados do Japão. Restaurantes com comidas orientais, spa e karaokês também são muito populares no bairro. CATEDRAL DA SÉ. Com capacidade para 8 mil pessoas é a maior construção em estilo neogótico do País. O edifício tem 111 m de comprimento e 46 m de largura além de duas torres frontais com 97 m cada, além de um carrilhão de 92 sinos. Em 1913, iniciou-se a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais. A primeira versão da igreja foi instalada em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde se encontraria o primeiro templo da cidade, construído em taipa de pilão (parede feita de barro e palha socados, estruturados em toras). Em 1745, a “velha Sé”, como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano, iniciou-se a edificação da segunda matriz da Sé, no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII, levantou-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral. O monumento também teve a sua importância na vida política do País. Em tempos de despotismo militar, D. Agnelo Rossi (1964-1970) assumiu o arcebispado, inaugurando a fase da teologia da libertação e da opção preferencial pelos pobres. Desde 1970, sobressaiu-se a figura do cardeal arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, que dedicou todo o seu tempo e o seu esforço ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e cedendo a catedral para as manifestações políticas e ecumênicas pelos desaparecidos políticos e pela anistia.
MUSEU DA MIGRAÇÃO. Gratuito aos sábados, o museu preserva a memórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil entre o século XIX e XX. PARQUE DA INDEPENDÊNCIA. O Parque da Independência, inaugurado no final do século 19, é um símbolo marcante na história do Brasil; foi na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, que D. Pedro I declarou a independência. O local está entre os principais pontos turísticos de São Paulo e é uma ótima atração para visitar e conferir um dos locais mais importantes da história de SP. Edifício Do Banespa construído em 1939 e inaugurado em 1947, o edifício Altino Arantes, o Banes pão, já foi o maior prédio da capital. Planejado para abrigar o Banco do Estado de São Paulo, ele tem 35 andares e aproximadamente 160 metros de altura. No último andar, os visitantes podem apreciar uma vista de 360º da cidade, depois de subir por dois elevadores e três lances de escada. ESTAÇÃO DA LUZ. Idealizada na estética vitoriana, a Estação foi construída sob a supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima vinda da Inglaterra. Edifício Martinelli foi construído em 1924 com a intenção de ser o maior arranha céu da cidade e foi um grande símbolo de progressão de São Paulo. A construção está instalada no coração da cidade, no triângulo formado pela Rua São Bento, avenida São João e Rua Líbero Badaró, e perto dos principais pontos turísticos de São Paulo.
VOCÊ ESTA CHEGANDO EM SÃO PAULO DE: AVIÃO. Os dois aeroportos de São Paulo (Guarulhos e Congonhas) são conectados com todas as capitais e principais cidades brasileiras. Uma terceira opção é utilizar o Aeroporto Internacional de Viracopos, na cidade de Campinas a apenas 100 km do centro de São Paulo. Para encontrar a melhor passagem para São Paulo, sugerimos fazer uma comparação utilizando o site da Max Milhas, que apresenta os melhores preços, de acordo com as datas escolhidas. CARRO. Os principais acessos para a capital paulista são: Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160), que fazem ligação com o Porto de Santos; Bandeirantes (SP-348), que liga a cidade a Campinas; Castelo Branco (SP-280), para o interior de São Paulo; Anhanguera (SP-330), para quem vem de Uberlândia e Distrito Federal; Fernão Dias (BR-381), que faz ligação com o sul de Minas; Ayrton Senna (SP-070) e Presidente Dutra (BR-116), para percursos até o Rio de Janeiro; e a Régis Bittencourt (BR-116) para conexões com cidades do Sul.ÔNIBUS. cidade recebe ônibus diários de diversas capitais brasileiras. Para informações atualizadas de quais companhias operam até São Paulo, vale ligar na rodoviária da capital paulista.
SÃO PAULO pode e deve ser visitada durante o ano inteiro. A terra da garoa possui clima ameno, sendo os meses de abril a setembro a época com menos chuva. A capital paulista é uma cidade de estações bem definidas com verões mais quentes e invernos bem frios. Nos meses de janeiro e fevereiro por exemplo, as temperaturas podem chegar aos 30°C. Já nos meses de junho a agosto, a temperatura mínima fica mais próxima dos 10°C. Quem quiser pegar climas mais amenos e agradáveis quando ir a São Paulo deve fazer sua viagem nos meses de outono (março a junho) e primavera (setembro a dezembro). Nessas épocas, a temperatura média é de 20°C. A cidade de São Paulo oferece uma grande gama de transportes coletivos interligando os principais bairros e pontos turísticos da cidade. Entretanto, mesmo com muitas estações de trem e metrô, escolher a hospedagem certa na capital paulista pode ser a melhor uma boa alternativa para quem não quer perder muito tempo da viagem se locomovendo. Boa parte das atividades e dos grandes eventos da cidade se concentram na região do centro e nos arredores da Av. Paulista. As grandes redes de hotéis sempre oferecem uma unidade nessas áreas, principalmente para os turistas de negócio. As redes Blue Tree, Íbis e Mercure oferecem ótimas estruturas próximas a Av Paulista. A cidade também oferece muitas opções de hostels dedicados para quem busca por hospedagens mais econômicas. Você também pode encontrar um deles nos arredores da Av. Paulista, como o Lobo Urban Stay. Outras opções são o Ô de Casa Hostel na Vila Madalena, e o Okupe Hostel, no Jardins, próximo dos principais pontos turísticos de São Paulo.