A cozinha catarinense é bastante variada devido à forte influência europeia. A culinária do litoral é a porta de entrada do estado, herança dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos, é baseada em frutos do mar. Da influência alemã, o pescado sai de cena e a carne suína protagoniza iguarias com temperos fortes e sabor marcante regadas à cerveja. Maior leva de imigrantes, os italianos se espalharam por Santa Catarina, com suas acolhedoras cantinas típicas que estão presentes em todas as regiões.
APFELSTRUDEL PARA A MASSA FILÓ. INGREDIENTES: – 250 gramas de farinha de trigo especial; – 1 ovo; – 125 ml de água morna; – 1 Colher de chá de óleo de girassol. MODO DE PREPARO: Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para utilizar-se das medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo). Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogênea e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – entre 15 a 20 minutos é o ideal). Embrulhar num pano e deixar descansar por pelo menos 20 a 30 minutos (melhor ainda se for por três horas). PREPARAR O RECHEIO: Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa. Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%). Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco, por 20 minutos. Para uma melhor aparência, pincelar uma mistura de gema de ovo e nata por cima. INGREDIENTES PARA O RECHEIO: – 8 maçãs; – 100 gramas açúcar cristal; – Canela em pó ao gosto; – 100 gramas uva passa; – 60 ml de Amaretto ou outro licor com sabor de amêndoa; – 100 gramas de castanha de caju, sem casca; – Farinha de rosca doce ao gosto. COMO FAZER: Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos e misturar todas as frutas juntas numa tigela. Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as nozes e castanhas. Em seguida, misturar todos os ingredientes, menos a farinha de rosca. Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até obter um recheio úmido, mas compacto. Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário.
BOCKWURST SALSICHA BOCK NA CHAPA. Também chamada de Salsicha Bock, é um tipo de salsicha também de origem alemã. É tradicionalmente preparada com carne de porco e de vitela e é servida com mostarda quente e acompanhada de cerveja. INGREDIENTES: – 2 unidades de Salsicha Bockwurst; – 1 unidade pequena de cebola roxa; – 100g de queijo Mussarela, ou outro de sua preferência, ralado; – Cebolinha verde picada, a gosto; – 1 colher de sobremesa de óleo de girassol. MODO DE FAZER: Aqueça água em uma panela funda, até a fervura. Coloque as salsichas e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire e corte em rodelas. Aqueça uma frigideira pesada (de preferência de ferro) e coloque o óleo. Adicione a salsicha e grelhe até que dourem. Retire e reserve. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Volte a salsicha para a frigideira e misture com a cebola. Coloque o queijo ralado por cima de tudo, tampe a frigideira e deixe, até que o queijo derreta. Para um preparo mais rápido, levante a tampa e borrife água, tornando a fechar em seguida. O vapor derreterá o queijo. Sirva na frigideira, polvilhado com a cebolinha roxa e acompanhado de maionese amarela e escura.
TORTÉI INGREDIENTES DO RECHEIO: – 500g de abóbora cabotiá, cozida e amassada, ainda quente; – 1 xícara de queijo ralado; – Raspas de noz-moscada; – 1 cebola média picada; – Cravo-da-índia a gosto. MOLHO: – ½ kg de peito de frango cozido desfiado; – 1 cebola média; – 2 dentes de alho; – 2 tomates sem pele e sem semente picados; – Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto; – 100g de polpa de tomate. MASSA: – 1kg de farinha de trigo; – 2 ovos; – Sal a gosto; – 5 colheres de água; – 1 colher de óleo de soja. MODO DE PREPARODO RECHEIO: Cozinhe a abóbora picada com casca, até ficar macia. Retire e escorra toda a água. Tire a casca e amasse a abóbora, coloque os temperos e misture bem. MOLHO: Doure a cebola e o alho com um fio de azeite de oliva, acrescente a polpa de tomate e os outros ingredientes, deixando cozinhar por cinco minutos. MASSA: Misture todos os ingredientes e adicione a água, até dar o ponto da massa elástica. Abra a massa com um rolo e coloque o recheio de abóbora, fechando em forma de um pastel. Cozinhe em água fervente até os tortéis subirem para a borda da panela. Retire e intercale os tortéis e o molho. Finalize com molho. Fonte. Portal Sabor Catarina.
OSTRAS GRATINADAS – OSTRADAMUS SC. Esta receita foi gentilmente cedida pelo chef Jonas Pacheco, do restaurante Ostradamus de Florianópolis. Especializado em ostras, o estabelecimento é o único no Brasil a trabalhar com ostras depuradas (um sistema de limpeza e higienização que garante a sanidade da iguaria). INGREDIENTES: – 2 dúzias de ostras frescas; – 1 cebola média picada finamente; – 2 colheres de sopa de manteiga; – 100ml de vinho branco seco; – 1 colher de sopa de farinha de trigo; – 450g de creme de leite; – 100ml da água (coada), usada para aferventar as ostras; – Queijo parmesão ralado e farinha de pão, para polvilhar; – Noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto. MODO DE PREPARO: Aferventar as ostras até abrir as cascas. Refogar a cebola na manteiga e acrescentar a farinha e mexer bem. Juntar o vinho, deixando-o evaporar. Somar o creme de leite e a água das ostras. Mexer bem com um fouet até formar um creme liso. Acertar o tempero com noz moscada, sal e pimenta. Abrir as ostras e colocar uma colher deste creme sobre cada uma. Salpicar com queijo parmesão misturado à farinha de pão. Levar para gratinar em forno quente (alguns minutos), ou até corar. Apreciar com champanhe ou vinho branco bem gelados. Fonte. Recomendo visitar o restaurante OSTRADAMUS, em Florianópolis.
TAINHA INGREDIENTES: 1 tainha de 2kg; – Sal, Pimenta-do-reino,Alho eLimão. INGREDIENTES PARA A FAROFA: – Ovas de tainha em pedaços; – 2 ovos cozidos e picados; – 1 tomate picado; – 1/2 cebola picada; – 2 dentes de alho picados; – 1/2 xícara de azeitonas picadas; – 2 colheres (sopa) de azeite; – Sal e pimenta; – Farinha de mandioca a gosto; – Batatas cozidas para decorar. PREPARO: Para temperar o peixe, misture o sal, a pimenta-do-reino, alho e o suco do limão; faça furinhos no peixe com uma faca e espalhe o tempero por todo peixe. Reserve por 30 minutos. Enquanto o peixe descansa com o tempero, aproveite para fazer a farofa que será usada para rechear a tainha. Aqueça o azeite em uma frigideira, frite o alho e a cebola. Acrescente os temperos, sal e pimenta, com o tomate e as ovas em pedaços. Quando as ovas estiverem bem cozidas, coloque os ovos e azeitonas picados. Por último, adicione a farinha de mandioca e misture bem. A quantidade de farinha de mandioca depende do seu gosto, mas o ideal é que a farofa fique úmida para dar mais sabor ao peixe. Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque a tainha. Acrescente o recheio e feche as beiradas com palitos de dente. Cubra tudo com o papel alumínio e leve ao forno por 50 minutos. Para acompanhar, adicione batatas cozidas e retorne ao forno até dourar. Agora é só testar a receita em casa para se deliciar com uma tainha recheada.
EMPADA. É um salgado oriundo de Portugal. Normalmente consiste numa caixa de massa de farinha de trigo com recheios variados de carne, carne-seca, frango, requeijão, camarão, palmito, entre outros. Muitas vezes, com uma tampa da mesma massa, e assada no forno. EMPADÃO DE FRANGO INGREDIENTES DA MASSA: – 200g de margarina com sal; – 1 colher de sopa de sal; – 4 colheres de sopa de maionese; – Farinha de trigo, até dar o ponto de desgrudar das mãos. RECHEIO: – 1kg de peito de frango cortado em tiras finas; – 2 colheres de colorau; – 2 cebolas médias trituradas; – 4 tomates triturados; – 2 colheres de amido de milho; – 1 ovo cozido; – 2 colheres de azeitonas fatiadas; – 1/2 copo de óleo; – 1 dente de alho; – Sal e pimenta a gosto. MODO DE FAZER A MASSA: Misture todos os ingredientes em uma bacia. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos. RECHEIO: Em uma panela, refogue o alho, a cebola e os tomates no óleo e deixe ferver. Em seguida, acrescente o frango e deixe ferver novamente, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 30 minutos. Depois, coloque o colorau e tempere a gosto. Amasse bem o frango com uma colher, assim, ele ficará desfiado. Engrosse o molho com o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Reserve e deixe esfriar. MONTAGEM: Abra a massa com as mãos e vá cobrindo todo o fundo e as laterais de um refratário médio. Coloque o recheio, as azeitonas, o ovo cozido cortado em rodelas. Abra a massa para o empadão e modele no papel manteiga. Cubra todo o empadão e depois pincele uma gema de ovo por cima. Asse em forno pré-aquecido a 200º, por 40 minutos, ou até que fique bem dourado.
COZIDO à PORTUGUESA INGREDIENTES: – 200g de carne bovina; – 200g de carne suína; – 300g de carne de frango; – 1 linguiça; – 150g de toucinho defumado; – 400g de couve; – 4 batatas; – 2 nabos; – 4 cenouras; – 3 dentes de alho. PREPARO: Lave bem as carnes e coloque-as numa panela de pressão durante 25 minutos. Depois de cozidas, reserve as carnes e o caldo. Lave e corte em pedaços a couve, descasque e corte ao meio as batatas, os nabos, as cenouras e os alhos e coloque-os numa panela. Junte as carnes previamente cozidas e cubra até metade com água. A outra metade, com o caldo da cozedura das carnes. Cozinhe durante 15 minutos, ou até os legumes ficarem no ponto. Retire as carnes e corte-as em pedaços. Coloque as carnes e os legumes numa travessa larga e sirva.
EISBEIN. É o joelho do porco, utilizado como ingrediente principal na gastronomia alemã. Faz parte de diversas receitas, podendo ser preparado assado, cozido ou frito. Dentre os variados pratos, o mais tradicional é cozinhar, por aproximadamente cinco horas, o joelho dianteiro do porco. INGREDIENTES: – 1 joelho suíno (500g); – 2 talos de alho-poro fatiados; – 3 dentes de alho; – 1 cebola; – 3 xícaras de caldo de carne; – 2 colheres de sopa de salsinha picada; – 1 colher de sopa de cebolinha verde picada; – Sal e pimenta do reino a gosto. PREPARO: Em uma panela coloque todos os ingredientes. Deixe em fogo médio por cerca de 1 hora e 45 minutos. Retire o joelho da panela e leve ao freezer por mais 1 hora e 30 minutos. Aqueça o forno a 250°C e, com o joelho ainda gelado, asse-o por 20 minutos, ou até dourar. Sirva acompanhado de chucrute. Especiarias, tais como cominho, louro, pimenta a gosto.
ENTREVERO PINHÃO É um ingrediente versátil, que pode ser utilizado de diversas formas. Na região da Serra, principalmente devido ao tempo mais frio e as condições geográficas, o pinhão ganha destaque em quase todas as receitas típicas. Desde farofa à base da semente, até pratos mais elaborados, as receitas que levam pinhão são simples de serem feitas. Um dos pratos mais consumidos nessa região é conhecido como entrevero, combinando diversos tipos de proteína e a semente típica da serra catarinense, numa receita que mistura as influências campeiras com as tradições italianas. INGREDIENTES: – 1/2kg de alcatra, cortada em cubos; – 1/2kg de carne suína, cortada em cubos; – 1/2kg de linguiça; – 100g de bacon em cubos pequenos; – 1/2kg de pinhão cozido e cortado ao meio; – 2 cebolas picadas; – 8 dentes de alho picados; – 1 pimentão verde em cubos; – 1 pimentão vermelho em cubos; – 1 cenoura em rodelas; – 3 tomates em cubos; – Óleo; – Salsinha; – Sal a gosto. PREPARO: Refogar as carnes pouco a pouco. Reservar. Em uma panela, de preferência de ferro, refogar o bacon em um pouco de óleo. Juntar os pimentões e a cebola e refogar bem. Juntar o alho até dourar. Depois juntar a carne, o pinhão e o tomate, misturar e checar o sal. Colocar por cima um pouco de salsinha e servir com arroz branco.