TURISMO – SANTA CATARINA

VALE DO CONTESTADO. Muita história, cultura e lazer em meio à natureza aguardam por você no vale do contestado. Essa região catarinense possui um grande valor histórico em função da Guerra do Contestado, ocorrida no início do século XX. Existem, no entanto, outras atrações para os turistas, como as cachoeiras, vales e planaltos de vegetação preservada, onde o ecoturismo é uma excelente opção. Também não há como não se encantar com a arquitetura típica das construções e a riqueza multicultural, resultado da colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã, principalmente. Conheça um dos capítulos mais trágicos da história do Brasil percorrendo o Vale do Contestado. A região do Vale do Contestado foi palco de um dos maiores conflitos sociais da história do país. A Guerra do Contestado (1912-1916) colocou de lados opostos os camponeses e o Governo Federal da época, resultando em confrontos sangrentos que levaram a vida de mais de 5 mil pessoas. A memória da guerra encontra-se preservada em museus, monumentos, sítios históricos e espaços de peregrinação religiosa, principalmente nos municípios de Caçador, Irani, Fraiburgo, Curitibanos e Canoinhas. Mergulhe em culturas de diversas partes do mundo visitando as cidades da região. No Vale do Contestado você vai entrar em contato com a cultura de vários povos colonizadores.
DESCENDENTES DE ITALIANOS E ALEMÃES se fixaram em várias localidades, trazendo consigo seus costumes e tradições. Em menor número, os imigrantes da região do Tirol fizeram de Treze Tílias um verdadeiro pedacinho da Áustria. Os japoneses também estão presentes, principalmente em Frei Rogério. Deixe as belezas naturais do Vale do Contestado encantarem você e descubra uma cidade inundada por uma hidrelétrica. Com mais de uma centena de cascatas e cachoeiras, o Vale do Contestado atrai milhares de turistas que gostam de relaxar em meio à natureza. A paisagem preservada também é um convite para a prática de esportes de aventura. Em Papanduva, os exploradores de cavernas e grutas vão encontrar ótimas opções de passeio. Já Mafra surpreende com um museu paleontológico que revela como era o planeta há mais de 300 milhões de anos. Há também águas termais nos municípios de Piratuba, Ouro, Campos Novos e Itá. Esse último abriga uma atração exótica: as torres de uma antiga igreja emergem no meio da represa da Usina Hidrelétrica de Itá, inaugurada no final do século passado. Para receber os moradores da cidade inundada, uma nova Itá foi inteiramente construída em outra localidade.
VALE EUROPEU. A herança cultural dos colonizadores alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses é a grande marca dessa região catarinense, localizada no Vale do Itajaí. Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, o Vale Europeu possui muitas outras atrações: da arquitetura típica à culinária, celebrada em grande estilo durante as Festas de Outubro; dos roteiros de compras pelas cidades-polo da indústria têxtil catarinense às celebrações religiosas que acontecem em vários de seus municípios; do ecoturismo ao turismo rural. Escolha o seu roteiro e boa viagem. Viaje pela cultura europeia e divirta-se nas festas típicas. No Vale Europeu, a arquitetura, os costumes, a gastronomia e até os dialetos que se ouve remetem ao velho continente. Em Blumenau, Pomerode, Brusque e Gaspar, a herança cultural alemã é predominante. Já em São João Batista, Rodeio e Nova Trento é a colonização italiana que se destaca. Em quase todos os 49 municípios da região há festas que celebram a herança cultural dos imigrantes europeus. A mais conhecida é a Oktoberfest (em outubro, em Blumenau). No mesmo mês acontecem ainda a Fenarreco (Brusque), a Festa do Imigrante (Timbó) e a Kegelfest (Rio do Sul). E a alegria continua no restante do ano, em eventos como a Festa Pomerana (Pomerode), a Anima Italiana (Rio do Sul), a Festitália (Blumenau), a Festa Trentina (Rio dos Cedros), a La Sagra (Rodeio) e a Weihnachtsmarkt (Ibirama), entre outras. Encontre produtos de qualidade com preços competitivos. Alguns municípios do Vale Europeu são conhecidos destinos para o turismo de compras.
BRUSQUE, POR EXEMPLO, é um dos principais polos têxteis do país, com artigos de cama, mesa, banho e vestuário. Já no ramo calçadista, o município de São João Batista é que se destaca, com vendas diretas pelas fábricas em pavilhões da SC-411. Rio do Sul se sobressai pela produção de jeans, vendidos em centros de compras que agrupam as produções de mais de 100 fábricas locais. Mas a primeira cidade do Vale Europeu a apostar no turismo de compras foi mesmo Blumenau, onde é possível encontrar cristais, porcelanas, têxteis, brinquedos e chocolates. Ponha o pé na estrada e descubra os prazeres da vida no campo. Viajar pelas estradas que interligam as cidades do Vale Europeu é um dos passeios mais agradáveis que você pode fazer em Santa Catarina. Em vários pontos, a paisagem é entrecortada por rios e cascatas. Em muitas regiões, propriedades rurais abrem suas portas para receber os visitantes, oferecendo hospedagem, atividades de lazer como pescarias, cavalgadas e trilhas, além de mesa sempre farta, com café colonial, produtos orgânicos e venda de produtos caseiros. As paisagens incluem casas de estilo enxaimel, moinhos, rodas-d’ água, capelas e engenhos. O projeto Acolhida na Colônia agenda visitas a propriedades rurais em doze municípios do Vale Europeu. Visite santuários, igrejas e as grutas religiosas do Vale Europeu.
O VALE EUROPEU abriga santuários católicos, capelas, oratórios, igrejas e grutas dedicadas a diversos santos. Só em Nova Trento são mais de 30 instituições ligadas à fé católica, incluindo o Santuário Santa Paulina – dedicado à primeira santa brasileira. O município já é o segundo destino religioso mais visitado do Brasil, atrás apenas de Aparecida do Norte, em São Paulo. Merecem destaque também o Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque – o segundo mais importante de Santa Catarina – e a Gruta Nossa Senhora de Fátima, em Doutor Pedrinho. O Vale Europeu tem também igrejas luteranas em Blumenau, Aurora, Presidente Nereu e Ibirama, e até uma igreja ucraniana, no município de Santa Terezinha. Descubra cenários incríveis para a prática de ecoturismo. Os morros, vales, rios, cascatas e cachoeiras do Vale Europeu são um convite permanente para a prática de trekking, rapel, cascading, canyoning, mountain biking, voo livre e parapente. Outro esporte que se sobressai na região é o ciclismo. A tradição no uso de bicicletas – mais uma herança dos colonizadores europeus – deu origem ao primeiro circuito ciclístico intermunicipal do Brasil: o Circuito de Ciclo turismo do Vale Europeu. São 300 km de percurso por vias secundárias, que atravessam nove municípios da região. Rio dos Cedros faz parte do roteiro e chama a atenção com seus belos lagos cercados de montanhas. Outra atração imperdível é a caverna de Botuverá, a maior do Sul do país e uma das mais belas da América Latina. Confira o portal turístico dedicado ao Vale Europeu: www.valeeuropeu.tours
GRANDE OESTE. A região turística conhecida como Grande Oeste é uma das mais selvagens de Santa Catarina. A paisagem campeira, adornada por cascatas e cachoeiras, é predominante em praticamente todos os municípios, a maioria com população inferior a 10 mil habitantes. Chapecó é o principal centro urbano e polo econômico da região, colonizada por filhos e netos de imigrantes italianos e alemães, oriundos principalmente do Rio Grande do Sul. Para os turistas, as atrações são variadas: estâncias de águas termais, turismo rural, gastronomia e festas típicas, museus e atividades ligadas ao ecoturismo. Relaxe nas estâncias de águas termais presentes em várias cidades da região. Em Águas de Chapecó, Palmitos, São Carlos, Quilombo e Caibi você vai encontrar estâncias de águas termais com ótima infraestrutura. Conhecida como Rota das Termas, o roteiro é particularmente indicado para aqueles que querem relaxar, se divertir e ainda usufruir dos benefícios terapêuticos das fontes hidrotermais. Pratique ecoturismo na natureza selvagem do Grande Oeste catarinense. No Grande Oeste você vai encontrar paisagens agrestes e belíssimos recantos de natureza preservada, perfeitos para a prática do ecoturismo. Existem trilhas em todos os municípios e boa parte delas conduz a belíssimas cascatas e cachoeiras no meio da mata. Há ainda parques com infraestrutura completa, pesque-pague e outras atrações para a criançada.
CAMINHO DOS PRÍNCIPES. Combinando história e cultura, desenvolvimento econômico e preservação da natureza, belas paisagens litorâneas e bucólicos recantos rurais, o Caminho dos Príncipes é um dos roteiros mais diversificados e atraentes de Santa Catarina. O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses. Faça um riquíssimo passeio histórico e cultural pelas cidades do Caminho dos Príncipes. Praticamente todos os municípios do Caminho dos Príncipes preservam os costumes e tradições europeias dos povos colonizadores. O legado germânico é predominante, especialmente em Joinville, maior cidade e polo industrial catarinense. Alguns dos maiores eventos culturais do estado acontecem no município, com destaque para a Festa das Flores e o Festival de Dança de Joinville.
JÁ EM SÃO FRANCISCO DO SUL, o sotaque português está presente no casario colonial e nos mais de 150 prédios históricos do Centro, sendo um deles sede do Museu Nacional do Mar, único do gênero no Brasil. Deixe a adrenalina correr solta praticando diversas modalidades de ecoturismo na região. O Caminho dos Príncipes é um ótimo destino para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura. Atividades como trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e bóia-cross podem ser praticadas nos rios, vales e morros cobertos de mata atlântica preservada dos municípios de Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul. Na Baía de Babitonga, e especialmente em Garuva, a atração é a pesca do robalo.  Descubra os encantos do interior em diversos municípios que vêm investindo no turismo rural. O turismo rural também está presente no Caminho dos Príncipes em municípios como Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul. As atividades ligadas ao campo são uma ótima oportunidade para relaxar e entrar em contato com a cultura e os costumes dos colonizadores alemães, poloneses e ucranianos, entre outros. Relaxe e divirta-se nos balneários do Caminho dos Príncipes. O clima tranquilo de praia predomina nos balneários de Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá. Localidades simples, que lembram vilas de pescadores, se transformam na temporada de verão com o grande movimento de turistas. A culinária açoriana, à base de frutos do mar, é apenas um dos atrativos que você vai encontrar visitando as praias e lagoas da região.
Quem gosta de desbravar terras agrestes vai encontrar nos CAMINHOS DA FRONTEIRA o lugar ideal para suas aventuras. A região fica no extremo oeste catarinense e faz fronteira com os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, além da Argentina. Esse fato é marcante para explicar a diversidade cultural encontrada em seus 18 municípios, do qual São Miguel do Oeste é o mais populoso, com 36 mil habitantes. Desbrave a natureza praticando ecoturismo e esportes de aventura nos Caminhos da Fronteira. O ecoturismo é uma das atividades mais promissoras dessa região ainda pouco conhecida pela maioria dos brasileiros. A beleza selvagem dos municípios é um convite para atividades como trekking, rapel e pescarias, entre outros. Faça uma viagem cultural pelos municípios da região. Nos Caminhos da Fronteira, as tradições dos imigrantes alemães, italianos e poloneses se misturam aos costumes gaúchos, paranaenses e argentinos, formando um rico mosaico cultural. Em Guaraciaba está um dos maiores museus rurais do Brasil: o Edvino Hölscher. Já em Dionísio Cerqueira a atração é o Marco das Três Fronteiras. Divirta-se nas festas típicas, onde a culinária é tão variada quanto saborosa. Pouca gente sabe, mas a primeira Oktoberfest de Santa Catarina foi realizada em Itapiranga. A culinária alemã está presente em várias outras festas, assim como os pratos típicos da gastronomia italiana e polonesa. O autêntico churrasco gaúcho também é destaque em eventos realizados nos municípios da região.
Na região turística catarinense conhecida como ENCANTOS DO SUL, você vai encontrar um pouco de tudo. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração eco turística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma. Encante-se com o Centro Histórico de Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Laguna é famosa por causa de Anita Garibaldi (1821-1849), a catarinense que entrou para a história ao lutar ao lado do revolucionário Giuseppe Garibaldi em terras brasileiras, uruguaias e italianas. A memória de Anita está preservada em vários museus da cidade, cujo Centro Histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Outra atração da região é o Farol de Santa Marta (1891), o maior em alcance visual da América do Sul. A beleza natural dessa faixa litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Farol, do Cardoso, da Cigana e do Camacho. E, para os carnavalescos, a boa notícia é que Laguna tem um dos melhores carnavais do Sul do Brasil, atraindo milhares de turistas todos os anos. Relaxe nas águas termais de Tubarão e Gravatal. Com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37º C, Tubarão e Gravatal desenvolveram boa infraestrutura turística para as pessoas que querem se beneficiar das propriedades terapêuticas dos banhos de imersão ricos em fluoretos.
VOCÊ VAI ENCONTRAR ÓTIMOS HOTÉIS, apart-hotéis, parque aquático, restaurantes e ampla rede de comércio e serviços no complexo turístico associado às Termas do Gravatal e nas estâncias da Guarda e do Rio do Pouso, em Tubarão. Outra opção é o parque hidrotermal de Santa Rosa de Lima. Entre em contato com a natureza observando baleias e praticando esportes em balneários de grande beleza. Encantos do Sul tem algumas das mais belas praias e lagoas do Brasil. As praias do Rosa e da Vila, em Imbituba, e do Silveira e da Ferrugem, em Garopaba, são picos de surfe famosos internacionalmente. Também em Imbituba estão a Lagoa e a Praia de Ibirapuera, consideradas um dos melhores lugares para a prática do windsurfe e kitesurf no Brasil. A observação de baleias-francas é outra atividade de ecoturismo que pode ser realizada nessa região, de junho a novembro, quando esses imensos cetáceos vêm ter seus filhotes. Descendo em direção ao sul, a 5 km da costa de Jaguaruna, surfistas profissionais praticam o tow-in (surfe rebocado ou motorizado) na Laje da Jaguá. Dependendo do vento e da maré, as ondas atingem impressionantes 9 m de altura. No litoral de Jaguaruna, Içara e Balneário Rincão, prevalecem praias contínuas, emolduradas por dunas, sambaquis e lagoas – ótimos refúgios para descanso e pesca. Percorra a Rota da Imigração Italiana e Alemã no Sul de Santa Catarina. No final do Século XIX, os imigrantes italianos desbravaram o interior da região até o sopé da Serra Geral, fundando povoados que mais tarde se tornariam importantes centros econômicos e culturais: as cidades de Tubarão e Criciúma. Mais modestas, porém não menos interessantes, Urussanga, Nova Veneza e Orleans também se destacam pela influência italiana, presente principalmente na arquitetura, culinária e nas festas típicas. Em São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha, prevalecem os traços da cultura alemã.
Há muito o que fazer e descobrir na região turística conhecida como COSTA VERDE E MAR.  A beleza do litoral catarinense atinge seu auge em muitas de suas praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, especialmente em Porto Belo e Bombinhas. Mas o principal destino turístico da região é mesmo o movimentado Balneário Camboriú. A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, belas praias, parques, restaurantes internacionais e algumas das melhores casas noturnas do país. Em Itajaí, onde se encontra o maior porto pesqueiro do país, os destaques são o Terminal Marítimo de Passageiros, infraestrutura especial para receber navios transatlânticos e os eventos náuticos. Há ainda o Parque Beto Carrero World, em Penha, os alambiques de cachaça de Luís Alves e adoráveis vilas de pescadores em muitos recantos da Costa Verde e Mar. Faça o seu roteiro e boa viagem. Entre no clima alegre da cidade catarinense que recebe o maior número de turistas durante o verão. Se você gosta de animação, vai adorar Balneário Camboriú. As ruas da cidade pulsam dia e noite, embaladas pelo comércio vibrante, com muitas confecções, lojas de departamento, shoppings centers, restaurantes, sorveterias, cafés e barzinhos à beira-mar, ponto de partida para as famosas baladas que atravessam a madrugada. Há ainda outras atrações, como o Parque Uni praias, a Rodovia Interpraias e a Praia do Pinho, primeira praia de naturismo do Brasil. Pratique mergulho e outros esportes de aventura no litoral e interior. A Costa Verde e Mar tem os melhores locais para mergulho de Santa Catarina. As cidades de Porto Belo e Bombinhas são as mais procuradas, com fauna marinha abundante. Outra atividade eco turística que se destaca na região é o ciclo turismo. O Circuito Costa Verde e Mar passa por trechos belíssimos tanto no litoral quanto no interior. E há também ótimas opções para os praticantes de surfe, windsurfe, voos de ultraleve e trekking.
FIQUE ENCANTADO COM A COR DO MAR em passeios pela Costa Esmeralda. A Costa Esmeralda é um roteiro especial que percorre as cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Você vai passar por cerca de 40 praias com águas de cor verde-esmeralda, penínsulas recortadas, enseadas abrigadas e vilas de pescadores que ainda cultivam a cultura açoriana na arquitetura, no folclore e na culinária típica. O passeio pode incluir uma visita à Ilha de Portobello, que oferece inscrições rupestres, trilhas orientadas e outras atrações para os turistas. Aprecie o patrimônio histórico da única cidade do Sul do país que dispõe de um Terminal Marítimo exclusivo para navios de cruzeiro. Itajaí é uma cidade portuária que possui um patrimônio histórico valioso e muito bem preservado. As antigas construções, que apresentam características das culturas portuguesa e alemã, disputam a atenção dos turistas com os transatlânticos. A tradição náutica da cidade vem se renovando com a realização de uma série de eventos, como a Volvo Ocean Race, a maior regata oceânica do mundo, e a construção de uma das maiores marinas do Brasil. Visite um dos maiores parques temáticos do mundo, alambiques de cachaça e balneários movimentados. O município de Penha é famoso por abrigar o Beto Carrero World. Um dia inteiro não é suficiente para se conhecer os mais de 100 brinquedos e atrações do parque, que recebe cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos. Em Luís Alves, são os alambiques de cachaça artesanal que encantam os turistas. Já o Balneário Piçarras oferece natureza preservada e uma vida noturna bastante animada durante toda a temporada de verão. Balneário Camboriú. Sucesso no turismo voltado para a terceira idade. O destino catarinense preferido pelo segmento da terceira idade é Balneário Camboriú. Quase que inteiramente horizontal, a cidade tem boa rede hoteleira e completa infraestrutura urbana à beira-mar, com inúmeras opções de lazer e serviços, cafés, restaurantes e sorveterias, além de uma grande praia de águas calmas que encanta a turma da terceira idade. Passear por todas essas atrações a pé é fácil e muito prazeroso. Além disso, Balneário Camboriú é rodeado por outros municípios de grande interesse, como Itajaí, Porto Belo, Bombinhas, Blumenau e Brusque e também fica próximo à capital Florianópolis.
Os impressionantes CÂNYONS DO PARQUE NACIONAL de Aparados da Serra e da Serra Geral dão nome a essa bela região turística catarinense, localizada no extremo sul do Estado e colonizada por descendentes de italianos, portugueses e alemães. Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo em expedições que adentram essas grandes montanhas abruptamente recortadas pela Mãe Natureza, o Caminho dos Canyon apresenta também outras atrações no litoral e nas cidades do interior. Araranguá é a maior delas, com boa infraestrutura de comércio e serviços, além de praias, dunas, furnas e um dos mais belos cartões-postais de Santa Catarina: o Morro dos Conventos. Aventure-se num dos ícones do ecoturismo brasileiro: os cânions de Aparados da Serra. Os cânions do Parque Nacional Aparados da Serra marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. A parte superior, conhecida como “Campos de Cima da Serra”, pertence ao estado gaúcho. Já os penhascos, baixadas e leitos de rios abaixo das bordas são catarinenses. Nos municípios de Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande estão os principais cânions: Itaimbezinho, Fortaleza, Malacara, Churriado, Faxinalzinho, Josafaz, Índios Coroados, Molha Coco e Amola Faca. Percorra o litoral do Caminho dos Canyons e conheça verdadeiros paraísos naturais. Às margens da BR-101 encontram-se os dois maiores municípios do Caminho dos Canyons: Araranguá e Sombrio. Eles são a porta de entrada para o litoral ainda bastante preservado da região. Araranguá é a cidade mais populosa, com cerca de 60 mil habitantes, boa infraestrutura hoteleira e de comércio e serviços, além de possuir atrações naturais de grande beleza, como o Morro dos Conventos. Já Sombrio possui a maior lagoa de água doce do estado, a Lagoa do Sombrio, com 54 km2. Os balneários Arroio do Silva, Gaivota e Passo de Torres completam o roteiro, com dunas, lagoas, furnas e praias de faixa de areia longas.
Sede dos primeiros hotéis-fazenda do país, a SERRA CATARINENSE está localizada a apenas 2 horas de carro do litoral. A viagem até lá é uma atração à parte, tal a beleza das paisagens que você encontrará no caminho. Ao todo, 17 municípios compõem toda essa região, a maioria com menos de 20 mil habitantes. Em todos eles, o turismo rural predomina. Perca o fôlego com algumas das mais espetaculares paisagens do Sul do Brasil A beleza natural da Serra Catarinense impressiona. A paisagem, formada por florestas de araucárias, rios, cachoeiras, vales, campos de altitude e grandes cânions, vai arrebatar você. Lugares como a Serra do Rio do Rastro, a Serra do Corvo Branco e o Morro da Igreja são visitas obrigatórias, com estradas sinuosas que cortam as montanhas até atingirem alguns dos pontos mais altos do país. A vista é espetacular. Nos dias de céu claro, é possível avistar o litoral a dezenas de quilômetros.
CONHEÇA O BRASIL QUE NEVA. A Serra Catarinense tem picos com altitudes que chegam a 1.827 metros (Morro da Boa Vista). É umas das regiões mais frias do Brasil, a única onde neva em quase todos os invernos – ainda que por poucos dias. Nessa época do ano, a paisagem ganha um toque especial, com geadas, nevoeiros, granizo, cachoeiras congeladas e nevascas que fazem a alegria de turistas de todas as partes do país. Recarregue as energias no berço do turismo rural brasileiro. Foi na Serra Catarinense que surgiram os primeiros hotéis-fazenda e pousadas rurais do Brasil. Hoje, a região conta com uma vasta oferta de estâncias, que oferecem todo o conforto e infraestrutura de lazer. Cavalgar ao ar livre, respirando o ar puro da montanha, é apenas uma das opções à sua disposição. Aventure-se no paraíso do ecoturismo. Os adeptos do ecoturismo vão encontrar na Serra Catarinense o lugar perfeito para a prática do trekking, rapel, canyoning, mountain bike, tirolesa e outras atividades, como a pesca esportiva da truta. A região também dispõe de inúmeros pesque-pague, locais onde a pescaria é feita em açudes, com boa infraestrutura para os visitantes. Aprecie alguns dos melhores vinhos brasileiros e a excelente gastronomia regional. Recentemente, a Serra Catarinense começou a receber indústrias vinícolas de alta qualidade. Visitá-las é um prato cheio para os apreciadores de vinhos finos e espumantes, alguns premiados nacional e internacionalmente. Por falar em prato, a gastronomia regional campeira surpreenderá você com receitas típicas à base de pinhão, truta e carne de gado, tudo com muita fartura e sabor
A GRANDE FLORIANÓPOLIS é um dos destinos turísticos mais visitados de Santa Catarina. É nessa região que está situada a capital do estado, Florianópolis, famosa por suas belezas naturais e pela qualidade de vida – a maior entre todas as capitais brasileiras. Mas existem outros atrativos nas redondezas, como as estâncias de águas termais de Santo Amaro da Imperatriz, as paisagens rurais de Rancho Queimado, Anitápolis, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara, além das belíssimas praias de Governador Celso Ramos e Palhoça, onde fica a badalada Guarda do Embaú. Deixe a beleza das praias da Grande Florianópolis surpreender você. A Grande Florianópolis possui algumas das mais belas praias do Brasil. São centenas delas na Ilha de Santa Catarina, onde está a capital Florianópolis, e nos municípios vizinhos. Todas deslumbrantes, cercadas por dunas, restingas ou morros cobertos de Mata Atlântica, com águas calmas para crianças ou ondas boas para surfistas, em balneários badalados ou em pequenas comunidades de pescadores. Difícil é decidir qual delas é a mais encantadora. Aprecie a herança cultural deixada por colonizadores açorianos e germânicos. Na Grande Florianópolis, o legado dos povos colonizadores não está presente apenas em museus, igrejas, palácios e fortalezas centenárias. O patrimônio histórico das 13 cidades que formam a região é respeitável e inclui obras tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Há lugares bucólicos como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, vilarejos de origem açoriana localizados em Florianópolis, onde ainda é possível sentir a tranquilidade de outros tempos enquanto se saboreia frutos do mar fresquinhos. Já nos municípios de Anitápolis, São Bonifácio e Antônio Carlos, você vai encontrar traços da colonização alemã nos costumes e na culinária regional.
AVENTURE-SE EM CENÁRIOS NATURAIS FASCINANTES ou apenas relaxe em estâncias de águas termais. Voo livre, rafting, rapel, canoagem, trekking. Tudo isso fica ainda mais emocionante em meio às magníficas paisagens da Grande Florianópolis. Tanto no litoral quanto no interior há inúmeras opções para a prática dos mais diversos esportes de aventura. Já para quem quer relaxar, o que não faltam são estâncias, pousadas e hotéis em Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas e São Bonifácio, que oferecem banhos de águas termais com propriedades terapêuticas. Descubra santuários religiosos e paisagens rurais onde reinam a paz e a tranquilidade. A Grande Florianópolis também é bastante procurada pelos adeptos do turismo religioso e do turismo rural. Há igrejas centenárias, grutas religiosas e celebrações de fé em quase todos os municípios da região. Angelina destaca-se por possuir alguns dos mais belos locais de peregrinação do Brasil, o Santuário Nossa Senhora de Angelina. Já em São Pedro de Alcântara, São Bonifácio, Anitápolis e Rancho Queimado, você vai se encantar com as paisagens rurais e a atmosfera bucólica dos hotéis-fazenda da região. Aproveite toda a infraestrutura de serviços, comércio e lazer da região metropolitana da Grande Florianópolis. Os municípios de Palhoça, Biguaçu e São José formam, junto com a capital Florianópolis, a região metropolitana da Grande Florianópolis. Com ótima infraestrutura de lazer e serviços, oferecem uma grande variedade de hotéis, resorts, restaurantes, cafés, galerias comerciais, shopping centers, supermercados, bancos, parques, cinemas, teatros e inúmeras opções de entretenimento para a família toda. A vida noturna também é bastante agitada na capital catarinense e em São José, com diversos bares e algumas das mais badaladas casas noturnas do país.
O VALE DAS ÁGUAS tem 11 municípios incluídos no Mapa do Turismo Brasileiro organizado pelo Ministério do Turismo. Como o próprio nome já define, a água é o principal elemento presente nos atrativos turísticos da região. Um dos destaques é a cachoeira Salto Saudades, em Quilombo, formada por várias quedas d’água no Rio Chapecó. O local fica a cerca de 20 km do centro da cidade. Em toda a região são encontrados diversos estabelecimentos com águas termais, com destaque para Palmitos, Quilombo, São Carlos e Águas de Chapecó. O Rio Uruguai, que passa por várias cidades do Vale das Águas, também é um atrativo que pode ser explorado de diversas maneiras, por meio de passeios de barco ou jornadas nos balneários de água doce. Um exemplo de aproveitamento do entorno do Rio é a estrutura de um empreendimento de águas termais na cidade de Águas de Chapecó.  O turismo religioso também está presente na região, com igrejas antigas. Um exemplo é a capela São Cristóvão, em Formosa do Sul, edificada pelos moradores da comunidade por volta de 1965. É uma das poucas construções que ainda restam do período da colonização. O Santuário de Nossa Senhora da Salete, localizado na cidade de Caibi, conta com a visita de centenas de devotos, especialmente quando são celebradas missas com a presença do Bispo da Diocese de Chapecó. Na cidade de Modelo também há igrejas que representam a cultura arquitetônica antiga e religiosa, que foram construídas pelos primeiros colonizadores alemães e italianos. A Casa da Memória, em São Carlos, preserva a história dos imigrantes com objetos, fotos e utensílios agrícolas das famílias que povoaram a região. Fonte. sol.sc.gov.br