GASTRONOMIA – AMAPÁ

A GASTRONOMIA DO AMAPÁ.
Parte da grande cultura amazônica, o Amapá não deixa a desejar quando se trata de sua gastronomia. Aproveitando ao máximo a biodiversidade que toda a Região Norte do Brasil oferece. A cozinha do estado usufrui dos peixes e, obviamente, das diversas frutas da região. Existe também uma herança adquirida dos migrantes de outras regiões do Brasil. Como amostra de sua cozinha, apresentamos a seguir alguns pratos que fazem muito sucesso no estado.
PESCADA DE GURIJUBA.
É muito comum o uso de peixes como ingrediente em pratos típicos da região amazônica, uma vez que eles são abundantes por ali. No caso da gurijuba, embora esse peixe possa ser encontrado em quase qualquer rio da região, a receita da pescada está firmada no Amapá.
Ingredientes: Gurijuba especial; 50 gramas de Alfavaca crua; – 2 dentes de alho cru; – 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem; – 100 gramas de camarão cozido; – 50 gramas de carne de pato no tucupi; – 50 gramas de castanha do Brasil; – 1 unidade grande de cebola; – 10 folhas grandes de chicória crua; – 50 gramas de jambo; – 500 gramas de peixe bagre cru; – 0,5 xícaras de arroz integral.
COMO FAZER: Tempere o peixe com sal, limão e pimenta-do-reino. Passe pela castanha-do-pará triturada, e doure em metade do azeite. Reserve. Em outra panela, coloque o azeite restante, a cebola, o alho e os camarões. Refogue por 3 minutos e, em seguida, acrescente os demais ingredientes. Cubra com água e cozinhe por 15 minutos, ou até que o arroz esteja cozido. Sirva em seguida.
TUCUNARÉ NA BRASA.
O tucunaré possui receitas em diversos estados da região Norte. Assim como o tucunaré recheado é um prato típico no Acre, no Amapá é mais comum comer o tucunaré na brasa, com um tempero bem leve – apenas limão sal e pimenta do reino. Uma outra receita comum é a caldeirada de tucunaré.
Ingredientes da Receita de Tucunaré na Brasa: 1 tucunaré com peso maior que 2 kg; – Sal grosso; – Sal fino e pimenta do reino; – Suco de limão.
MODO DE PREPARO: Limpe o peixe e lave bem. Deixe a cabeça e as escamas. Faça talhos em ambos os lados com uma faca afiada. Tempere a carne do peixe do lado de dentro com o sal fino, a pimenta e o suco de limão. Os talhos devem receber na ordem, o suco de limão, a pimenta e o sal grosso. Deixe o peixe absorver o tempero por pelo menos 30 a 45 minutos. Leve à churrasqueira numa grelha que permita você facilmente virar o peixe. Em fogo brando, ele deverá estar pronto em aproximadamente 45 minutos. Vire o peixe constantemente. Sirva com uma maionese de legumes e regue o peixe com suco de limão.
TACACÁ.
Preparado com tucupi (que é o sumo retirado da raiz da mandioca brava), goma de mandioca e camarão. Seu tempero leva pimenta de cheiro, alho, sal e jambu (um tipo de erva típica da região). 
Ingredientes: 2 litros de tucupi; – 2 maços de jambu; – 500g de goma de tapioca; – 500g de camarão seco; – 1 cebola em pedaços; – 5 pimentas de cheiro; – 1 maço de chicória; – Sal a gosto; – 5 dentes de alho; – 1 maço de cebolinha picada.
MODO DE PREPARO: Coloque o tucupi para ferver e depois de levantar fervura, comece a colocar a pimenta de cheiro, a cebola, a chicória, a cebolinha e o alho. Deixe ferver mais um pouco. Enquanto isso, prepare a goma de mandioca: – coloque mais ou menos um litro de água numa panela e ponha no fogo. É preciso derreter a goma em um copo com água antes de jogá-la na panela. E só um detalhe: não pode parar de mexer. Em poucos segundos a mistura engrossa e fica numa consistência liguenta. Deixe descansando e siga novamente para o caldo do tucuxi. Desligue o fogo e bata uma parte dele no liquidificador com as verduras todas, depois devolva à panela e misture. Por fim, é só colocar as folhas de jambu e servir com os acompanhamentos, como o camarão e a cebola picada.
CAMARÃO NO BAFO.
O Amapá é um dos estados nortistas que é banhado pelo Oceano Atlântico, e por possuir um litoral, frutos do mar também fazem parte da sua culinária. Um desses ingredientes é o camarão, e a receita típica preparada com ele é o camarão no bafo, que leva um pouco de cachaça de alambique, pimenta dedo de moça, cebola e tomate.  
INGREDIENTES: ½ kg de camarão sete-barbas, com casca, sem cabeça; – 1 dose de cachaça de alambique; – Sal a gosto (sugestão 2 colheres de sobremesa rasa); – 2 dentes de alho picados; – ½ cebola picada; – 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picada; – 1 tomate muito bem picado.
MODO DE PREPARO. Misture todos os ingredientes e deixe tomar gosto, na geladeira, por 1 hora. Levar a cozinhar, aos poucos, no vapor, até que avermelhem (Cerca de 10 minutos). Use uma panela a vapor, que pode ser uma cuscuzeira.

9 Replies to “GASTRONOMIA – AMAPÁ”

  1. Thanks for a marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you
    are a great author. I will always bookmark your blog and definitely will come back from
    now on. I want to encourage you continue your great job, have a nice holiday weekend!

  2. Appreciating the commitment you put into your blog and detailed information you offer.
    It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t
    the same old rehashed information. Wonderful read!
    I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds
    to my Google account.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *