TURISMO – AMAZONAS

AMAZON TUPANA ECO LODGE Distante 178 Km Ao Sul De Manaus Na Reserva Biológica Do Rio Tupana Um Paraíso Ecológico, Uma Área Riquíssima Em Fauna E Flora, Onde Podemos Encontrar Uma Variedade Enorme De Espécies. Amazônia Golf Resort A Amazônia Golf Resort By Nobile É Um Excelente Produto Para Quem Vem A Negócios Ou Busca Lazer Com Muito Conforto. Está localizado A 58 Km Do Aeroporto Internacional De Manaus, No Município De Rio Preto Da Eva No Km 64 Da Rodovia AM 010. Ariaú Amazon Tower O Hotel De Selva Ariaú Amazon Towers, Localizado No Município De Iranduba, É Único Na Sua Concepção Arquitetônica, Pois O Mesmo É Construído Sobre Palafitas De Madeira À Altura Da Copa Das Árvores. ALFÂNDEGA. Inaugurado Em 1906 E Utilizando Matéria-Prima Da Inglaterra, Foi Um Dos Primeiros Prédios A Ser Construído No Brasil Com Blocos Em Pedra. Centro Cultural Dos Povos Da Amazônia Área Destinada Ao Conhecimento, Exposições, Artes, Peças Teatrais, Reuniões, Festivais. Centro De Artesanato Branco E Silva Qualquer Produto Tipicamente Regional Poderá Ser Encontrado Neste Centro. É Possível Acompanhar A Produção De Peças, Bem Como Adquirir Qualquer Produto. Não Esqueça De Provar Da Deliciosa Culinária Local. Conjunto Arquitetônico Do Porto De Manaus O Conjunto Arquitetônico Do Porto De Manaus, Tombado Pelo Patrimônio Histórico Nacional Em 1987, É Resultado De Imagem Para Turismo Na Amazônia Composto Por Várias Construções.
O RIO AMAZONAS é formado do encontro entre os Rios Solimões (uma água barrenta) e negro (água escura), forma-se ao Amazonas propriamente dito. Igreja Matriz De N. Senhora Da Conceição. A Igreja Católica no município de Manaus, remonta à viagem do capitão de Infantaria Pedro da Costa Favela, em 1668. Nesta oportunidade foi estabelecido o primeiro núcleo urbano na foz do rio Tarumã, em cujo local foi erguida uma cruz. Igreja São Sebastião Construído sob a direção de Gesualdo Marchetti de Lucas, em 1888, o prédio da Igreja de São Sebastião, em Manaus, estado do Amazonas, tem estilo eclético, com alguns elementos de vários diferentes estilos, como o Gótico e o Neoclássico Largo Mestre Chico Com a revitalização do igarapé Mestre Chico os moradores do entorno e da cidade ganharam uma nova área com novos equipamentos urbanos e paisagísticos. Mercado Municipal Adolfo Lisboa O mercado municipal Adolfo Lisboa foi inaugurado em 1882 e em 1906 foi arrendado pela empresa inglesa Manaós Market, empresa responsável para construção dos dois pavilhões de ferro destinados à venda de carnes e peixes. Monumento Comemorativo A Abertura Dos Portos Construído em mármore, granito e bronze, assinala a “Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas”. Obra do artista italiano Domenico De Angelis. Palacete Provincial O Palacete Provincial, conhecido por mais de cem anos como Quartel da Polícia Militar, e que agora retoma sua denominação original, acompanhou evoluir da sociedade amazonense. Palácio Rio Negro Exposições, shows musicais, Projeto Livro Vivo, palestras, reuniões, visitas oficiais, lançamentos literários e bastante entretenimento cultural têm nome: Centro Cultural Palácio Rio Negro. Porto De Manaus O Porto de Manaus, inaugurado em 1907, é considerado o mais original do Brasil. Construído em um cais flutuante, acompanha o nível das águas do rio Negro, em épocas de grande cheias. Praia Da Ponta Negra A praia da Ponta Negra, é uma praia fluvial às margens do rio Negro, localizada a 13 km do centro de Manaus, capital do Amazonas. 
Originalmente foi habitada pelos índios Manaó, que deram origem ao nome da cidade. Relógio Municipal. Instalado no início da Avenida Eduardo Ribeiro, O RELÓGIO MUNICIPAL foi importado da Suíça e montado em base de pedra pela firma local Pelosi & Robert, antigos ourives de Manaus. RESERVATÓRIO DO MOCÓ. O reservatório do Mocó, magnífica obra em estilo neorrenascentista que nos remete ao período áureo da borracha, foi inaugurado em 1899, durante o governo de José Cardoso Ramalho Júnior. Teatro Amazonas. O Teatro Amazonas é o principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas. Vila Olímpica. A Vila Olímpica de Manaus foi inaugurada no dia 26 de março de 1990, pelo Governador Amazonino Mendes. O Complexo está entre os mais bem preparados e equipados da América Latina.
Amazonas Shopping Center. Situado em Manaus, capital turística da Amazônia, o Amazonas Shopping Center é um empreendimento que cresce e se moderniza na velocidade determinada pelas transformações econômicas e urbanas da cidade Manauara Shopping. O Manauara Shopping possui 227 lojas – 52 delas inéditas em Manaus – distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheira. Manaus Plaza Quatro andares com mais de 140 operações, dos mais diversos segmentos, com uma ABL de 32.800m². Mais de 20 empresas de serviços, e 1200 vagas para estacionamento. Shopping Grande Circular. O Shopping Grande Circular é um shopping Center de Manaus, Amazonas. Localizado no Bairro de São José, na Zona Leste da Cidade. Possui cerca de 50 lojas, entre elas uma âncora Bemol. Shopping Millennium. O Millennium Shopping Mal é um centro de compras situado em Manaus AM, e está integrado ao complexo empresarial Millennium Center, localizado especificamente entre as avenidas Djalma Batista e Constantino Nery. Studio 5 Festival Mal Manaus. Estabelecimentos comerciais de primeira qualidade e dos mais variados setores de atividade, um moderno Centro de Convenções, Pavilhão de Feiras e Exposições, além de contar com oito salas Multiplex Cinemark. UAI! Manaus Shopping São José. É um completo centro de compras com um mix diversificado, uma combinação de consumo e conveniência que reforça um dos principais atributos do empreendimento a praticidade.
Aventuras e emoções fortes, vivências inesquecíveis e experiências memoráveis, então o seu destino será mesmo o Amazonas. Em nenhum outro lugar você vai encontrar tantos atrativos interessantes para a prática do turismo de aventura. E, o que é melhor, sempre em perfeita harmonia com a natureza. De caminhadas na selva com pernoite a descida de rios em botes infláveis desbravando belas corredeiras, de locomoção por percursos Manaus altura instalados em árvores gigantescas a atividades recreativas desenvolvidas em grutas e cavernas deslumbrantes, você vai deixar o papel de expectador passivo e ser o protagonista de aventuras memoráveis. Além disso, a qualificação e o preparo das empresas e de profissionais que atuam no segmento são uma garantia de segurança para os praticantes e a certeza de muita ação, suor e adrenalina no coração da floresta.
Manaus é uma das capitais brasileiras mais estruturadas para acolher eventos de qualquer porte, nas tipologias mais variadas. A cidade possui uma boa infraestrutura aeroportuária e a hoteleira, ostenta bons índices de segurança, limpeza pública e sinalização adequada, conta com vários pequenos e médios centros de convenções para eventos, indústrias gráficas, fornecedores de equipamentos audiovisuais, sinalização, decoração, além de inúmeros segmentos de profissionais especializados, como secretárias, recepcionistas, digitadoras intérpretes, seguranças, guias, garçons, montadores, eletricistas e auxiliares em geral. O aprimoramento da qualidade dos diversos serviços ofertados e a consciência dos benefícios que o incremento do número de eventos pode trazer para a cidade, vem se traduzindo na difusão dos valores culturais do município, na melhoria da receita pública com o aumento da arrecadação e, como bem maior, na melhoria da qualidade de vida para os manauenses. O maior indutor desse Turismo Corporativo é o Polo Industrial de Manaus, responsável pela cadeia produtiva da indústria de manufatura, produzindo produtos com alta tecnologia. O PIM, além de responder pela dinâmica industrial do Amazonas, é responsável pela preservação de 98% da floresta primária existente no Estado. Turismo de Cruzeiros. Manaus recebe 23 navios por temporada, que oferecem roteiros para todos os gostos. Cruzeiro, passeios para solteiros, shows com artistas de renome, festas comandadas por DJs famosos e roteiros temáticos, como os de fitness. O setor tem atraído também o turismo corporativo empresas que fazem suas reuniões anuais ou grandes lançamentos aproveitando o conforto e clima relax de um cruzeiro.
A FESTA DE PARINTINS GARANTIDO E CAPRICHOSO. O município de Parintins, como quase todos os demais municípios amazonenses, foi primitivamente habitado por indígenas. Sua descoberta ocorreu em 1749, quando, descendo o rio Amazonas, o explorador José Gonçalves da Fonseca notou uma ilha que, por sua extensão, se sobressaía das outras localizadas à direita do grande rio. A ilha foi batizada de Tupinambarana e era habitada pelos índios Parintintim. O primeiro povoamento recebeu o nome de Vila Nova da Rainha. Em 1880, passou a se chamar Parintins. É lá que acontece o Festival dos Bumbas Caprichoso e Garantido, considerado a maior ópera a céu aberto do mundo. Parintins é considerado o município mais festeiro do Amazonas. Ao longo dos últimos milênios, as transformações geológicas e climáticas pelas quais passou a Amazônia foram decisivas para a evolução das espécies vegetais e animais que primitivamente habitavam a região.  Floresta Amazônica, que, ao lado do que restou da Mata Atlântica, coloca o Brasil entre os países mais bem aquinhoados neste quesito. Detentora da maior cobertura vegetal tropical do planeta, a Amazônia é exuberante em manifestações de vida, desde a microscópica até a gigantesca. Banhada por intensa luminosidade, que praticamente a aquece por igual durante as quatro estações, e alimentada por um complexo sistema hidrológico, a Floresta Amazônica promove diariamente a sua própria renovação, num ciclo infindável que se alterna em vida e morte, dia e noite, chuva e sol, vazante e enchente dos rios, influenciando beneficamente o clima em escala planetária.
FESTIVAL DE PARINTINS. O Festival Folclórico de Parintins é um evento que acontece anualmente na última semana do mês de junho, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. A festa é reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A festejo ocorre desde 1.965 e é muito popular na região, atraindo também, pessoas de todo Brasil e de outros países. Tradicionalmente é realizada no Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes, em Parintins. O local mais conhecido como Bumbódromo, possui o formato de cabeça de boi e tem capacidade de reunir 35 mil pessoas. O público fica na arquibancada apreciando os desfiles e torcendo pelos seus candidatos favoritos. Os concorrentes são dois bois, o boi Caprichoso e o boi Garantido. São bois alegóricos, confeccionados com riqueza de detalhes e graciosidade. Cada boi já possui uma cor definida, ou seja, o Caprichoso sempre se destacando com a cor azul e o Garantido, com a cor vermelha. Os bois são acompanhados por seus grupos, que reúnem cerca de 4 mil integrantes cada. As apresentações são realizadas durante três noites seguidas (sexta-feira, sábado e domingo), podendo cada uma delas ter no máximo 2h30 e no mínimo 2h. A equipe que não cumprir este tempo estabelecido, é punida com perda de pontuação. O festival remete à lembrança de escolas de samba em época de carnaval, pois os processos são semelhantes. Os desfiles abrangem fantasias, adereços, temáticas com alas e alegorias, mestre de cerimônias (apresentador) que narra o enredo, músicas e entre outros aspectos. Os destaques são a porta-estandarte (carrega o símbolo do boi) e a cunhã poranga (representa a índia mais bonita da tribo).  A comissão de jurados é formada por nove pessoas, geralmente com conhecimento em antropologia e folclore. As notas são atribuídas à diversos itens individuais e coletivos. A apuração dos pontos e o anúncio do boi vencedor são sempre divulgados na segunda-feira. Os itens individuais avaliados são: apresentador, bateria do bumbá, levantador de toadas, cunhã poranga, rainha do folclore, sinhazinha da fazenda, pajé, porta-estandarte e amo do boi. Os itens coletivos avaliados são: boi bumbá evolução, bateria dos bumbás, ritual indígena, toada (letra e música), tribos indígenas, tuxauas (chefe da tribo e personagem caboclo), figura típica regional, alegorias, lenda amazônica, vaqueirada, galera, coreografia coletiva e organização do conjunto folclórico. O vencedor comemora o título desfilando pelas ruas de Parintins. Logo depois, a comissão de Arte dos bumbás já começa os preparativos para o próximo ano. Festival Folclórico de Parintins possui grande repercussão. As músicas dos bois são lançadas em CD e DVD, onde algumas delas já se tornaram conhecidas popularmente. O município em época de festival aumenta significativamente o número de turistas. Para os interessados e curiosos que não podem comparecer, o evento também é transmitido por algumas emissoras de televisão e pela internet. Fonte. Por Karoline Figueiredo