TURISMO – RONDÔNIA

PÓLO PORTO VELHO. O local é ideal para quem busca, num passeio, curtir desde um turismo histórico-cultural, até pesca e ecoturismo em bases comunitárias. Se o turista curte aventura, as corredeiras do Rio Machado são especiais para a prática do rafting -níveis II a V, da canoagem e do bóia-cross. O rio também é próprio para a pesca esportiva e possui boas opções de pousadas para hospedagens integradas à natureza. A descida pelas corredeiras do rio é o grande atrativo em função da beleza do local, aliada à emoção do percurso cheio de corredeiras. Mas para isso é preciso ficar de olho na programação porque o rafting só é realizado no período de junho a novembro. Outra opção é conhecer o Último Tombo do Rio Machado, cachoeira visitada diariamente por turistas de todo o mundo. Turismo da estrada De Ferro Madeira-Mamoré. É num grande passeio de trem que você fica por dentro da empolgante história de Porto Velho e de Rondônia. A lendária e histórica E. F. M. M. teve sua construção iniciada em 1907 e concluída em 1912. É 364 km representando um marco importante para a história da Amazônia, uma grandiosa construção. Desativada em 1972, voltou a funcionar parcialmente em 1981, quando seus 7 km iniciais passaram a ser usados como passeio turístico aos domingos. A atração permanece até hoje com emoção total. Cem anos de história contados durante um emocionante passeio de 7 km entre Porto Velho e Cachoeira de Santo Antônio, a bordo da famosa “Maria Fumaça”. Este percurso também é conhecido como “Ferrovia dos Trilhos de Ouro” ou “Ferrovia do Diabo, graças à lenda de que cada um dos 549 mil dormentes correspondia à vida de um homem que trabalhou em sua construção.
Viajar é sempre uma experiência prazerosa, e é difícil encontrar quem não goste de conhecer novos lugares, fotografar diferentes paisagens e experimentar várias culinárias. Quem já teve a oportunidade de conhecer o estado de Rondônia afirma com todas as palavras que o turismo da região tem potencial para ser um dos melhores do país. RONDÔNIA TEM ECOTURISMO VALE DAS CACHOEIRAS. A servidora pública Vanessa Porto de Lima colecionar na bagagem paisagens naturais, culinárias típicas e economia, um dos diferenciais quando a escolha é viajar aqui dentro do Estado. Ela destaca alguns lugares que costuma viajar, como o Vale das Cachoeiras localizado no município de Ouro Preto do Oeste, presente na Rota das Águas, assim como os municípios de Nova União e Mirante da Serra. “Eu gosto muito de explorar nosso Estado, amo viajar e estar em contato com a natureza. O Vale das Cachoeiras é um lugar incrível, onde tive uma experiência indescritível. É um lugar lindo, bem preservado, com um ambiente familiar e uma culinária maravilhosa. E agora, que se transformou em um parque aquático, atrai ainda mais turista. Eu recomendo muito esse local para quem ainda não conhece, é um lugar dentro da selva, de fácil acesso, e que encanta”, descreveu empolgada a servidora pública. RONDÔNIA TEM LAZER AQUÁTICO. Para quem gosta de se refrescar no verão, ou qualquer outra época do ano, nada melhor do que aproveitar o lazer aquático. A servidora Cristiane Magalhães dos Santos já viajou para o município de Cacoal com a família, pelo menos quatro vezes, ela explica que o atrativo foi a beleza natural do parque aquático existente no município.
PARQUES AQUÁTICOS SÃO OPÇÕES PARA AMENIZAR O CALOR. “Eu viajei para Cacoal em outubro do ano passado. O parque aquático é um lugar muito bonito, tanto pelos atrativos, como as piscinas, quanto por explorar a natureza. Além de ser um ambiente muito familiar também”, ressaltou a servidora. RONDÔNIA TEM BELEZAS NATURAIS. A GASTRONOMIA E A CULTURA DA REGIÃO SÃO OUTROS ATRATIVOS. Um dos destaques de Rondônia é a localização e o meio em que está inserido, a selva amazônica. O verde natural e a riqueza em biodiversidade podem ser vistos em vários locais, o que atrai muitos visitantes. O servidor Francisco de Assis Sobrinho se diz apaixonado pelas belezas naturais do Estado. A viagem mais recente que fez foi para Guajará-Mirim, município pertencente ao polo Madeira-Mamoré, assim como os municípios de Porto Velho, Nova-Mamoré e Candeias do Jamari. Na região é possível encontrar atrativos como a pesca esportiva, o turismo cultural, gastronômico, ecológico, turismo de compras e de aventuras. “Quando fui a Guajará-Mirim me hospedei em um hotel que fica afastado da cidade. É um lugar lindo, com uma visão espetacular do encontro dos rios Pacaás Novos e Mamoré, vale muito a experiência. Rondônia tem muito turismo, além de festivais culturais, pescaria, entre outras coisas. Quem não conhece diz que aqui não tem turismo, o que não é verdade. Temos turismo sim”, garantiu o servidor.
RONDÔNIA TEM PESCA. A cidade de Porto Velho é apresentada como a capital nacional da pesca, que já se tornou até esporte na região. A riqueza em espécies de peixes atrai turistas, pesquisadores e curiosos do mundo todo. A gastronomia e a cultura da região são outros atrativos, segundo a servidora Maria Edna Alves. Ela afirma ter visitado vários pontos da capital e sempre que pode aproveita o tempo livre para conhecer ainda mais a cidade. O PASSEIO NA LITORINA É UM DOS ATRATIVOS DE PORTO VELHO “Aqui na capital tem lugares muito bonitos. Sempre que chega o verão visito os balneários e aproveito o dia. Vale destacar a comida maravilhosa que temos aqui, um sabor diferente. Sempre que me perguntam, eu recomendo muito que conheçam Porto Velho, assim como o interior. Eu já viajei para outros lugares do Brasil, mas prefiro conhecer meu Estado”, afirmou a servidora. Recém-lançado no Estado pelo governo de Rondônia, o programa Viaja Mais Servidor, idealizado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), tem bastante procura, pois oferece descontos em hotéis, restaurantes, parques e demais pontos turísticos do Estado para servidores efetivos ou comissionados de Rondônia. Uma forma de atrair os olhares para o Estado que cresce a cada dia, fortalecendo assim o turismo da região.
TURISMO EM PORTO VELHO. É a capital de Rondônia e a única cidade do estado que faz fronteira com a Bolívia. A capital surgiu no século XX em razão da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Na época, muitas pessoas migraram para a cidade e por isso sua população até hoje é composta de pessoas de vários lugares do país. Apesar de não ter de ser considerada uma cidade muito turística, Porto Velho, tem vários lugares interessantes para você conhecer. Além disso, sua culinária é rica em várias delícias. Uma dica é experimentar o clássico tacacá. Ah, e se você está acostumado a comer açaí como doce, em Porto Velho você vai poder experimentar a versão salgada. É que os rondonienses comem açaí com peixe ou com farinha. Outra curiosidade é que Porto Velho está atrasada uma hora em relação à Brasília. Se você for na época do horário de verão, o atraso é de duas horas. Por conta do fuso horário, fique atento ao relógio para não perder o voo. Com tanta coisa legal você já deve estar querendo pegar as malas e ir correndo para lá, né? Mas você sabe qual a melhor época para viajar para a cidade? QUANDO IR A PORTO VELHO? Se você está programando sua viagem para Porto Velho, com certeza quer saber qual a melhor época do ano para viajar, não é mesmo? A capital de Rondônia faz calor o ano todo e as temperaturas costumam ficar entre 20ºC e 34ºC. Mas para aproveitar do rio e das piscinas, a dica é ficar atento para não pegar chuva. A época em que o tempo fica mais firme é entre junho e agosto. Já entre janeiro e março o tempo fica abafado e chove muito! Então, agora que você já sabe quando ir a Porto Velho, que tal conhecer os pontos turísticos? Vamos te mostrar alguns dos mais legais da cidade. O QUE FAZER EM PORTO VELHO: PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS. Conhecendo Porto Velho! Apesar de não ser um polo turístico muito explorado, Porto Velho surpreende os visitantes. Além dos cartões postais a cidade tem uma gastronomia diferenciada e um povo muito acolhedor. Por isso, se você ainda tem dúvidas do que fazer na cidade, nós vamos te mostrar os principais lugares de Porto Velho para você conhecer.
ESTRADA DE FERRO MADEIRA MAMORÉ. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré é um dos lugares mais importantes da cidade. Ela foi a primeira construção feita por norte-americanos no Brasil e tinha por objetivo facilitar o escoamento de produtos, em especial da borracha, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua extensão impressiona: são 300 km de estrada por dentro da mata da Amazônia. Além disso, ela liga Porto Velho e Guajará-Mirim, cidade que faz fronteira com a Bolívia. A estrada é tão famosa que sua construção foi retratada na minissérie Mad. Maria, transmitida pela Globo em 2005. Em 28 de dezembro de 2006, a ferrovia foi tombada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Cultural Brasileiro. Apesar de ter sido desativada na década de 1960, ainda é possível ver antigos vagões no local. Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui. MUSEU FERROVIÁRIO MADEIRA MAMORÉ. O Museu Ferroviário Madeira Mamoré fica em frente a estrada e é um importante acervo que preserva a história da construção da ferrovia. Lá você vai encontrar itens da antiga estrada, materiais centenários, trilhos e a Locomotiva Coronel Church, a primeira máquina a vapor a chegar na Amazônia. Ah, e aos finais de semana acontece uma feira de artesanato em um dos galpões do museu. Um passeio incrível assim você vai perder, né? CATEDRAL SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS. Outro ponto turístico importante de Porto Velho é a Catedral Sagrado Coração de Jesus. Ela começou a ser construída em 1917, mas só foi finalizada dez anos depois devido às dificuldades de conseguir material. Sua arquitetura é mista: por fora destaca-se o estilo romântico e por dentro o gótico. A parte externa também é coberta por vitrais com tema da Via Sacra que foram doados pela comunidade portovelhense. Com o passar dos anos a igreja sofreu poucas restaurações mantendo assim a sua arquitetura original.
MERCADO CULTURAL DE PORTO VELHO. O mercado inaugurado em 2010 pela Prefeitura de Porto Velho é o ponto de encontro perfeito para quem quer gosta de uma boa música, dança e exposições de arte. O local recebe vários shows e lançamentos de livros durante o ano. Por isso, quando estiver na cidade fique atento à programação para não perder nenhum evento. Além disso, o mercado conta com um anfiteatro, praça de alimentação e lojas para vendas de produtos regionais como artesanato, CD’s de artistas locais, livraria e comidas típicas. Incrível né? Então não deixe de conhecer. MERCADO CENTRAL DE PORTO VELHO. Outro mercado famoso na cidade é o Mercado Central de Porto Velho. Se você busca por comidas típicas, remédios naturais e artesanato, lá é o seu lugar. São 79 boxes que vendem os mais variados tipos de peixes, folhas e frutos regionais. O destaque é para o jambu, erva típica usada para fazer o tacacá. Algumas pessoas garantem que ele ajuda também no emagrecimento. E se você gosta de um bom peixe, no Mercado você pode comprar várias espécies. Os mais consumidos são o dourado, o tambaqui e o filhote. MUSEU INTERNACIONAL DO PRESÉPIO. Se você vai a Porto Velho não pode deixar de conhecer o Museu Internacional do Presépio. O local traz exposições permanentes e atrai até mesmo os turistas que não são religiosos. No museu você vai poder conhecer mais de mil presépios, com três mil peças de obras de artes originais! São obras de artistas de todos os estados do Brasil e de 50 países, entre eles: Filipinas, Itália, China, Bolívia, Peru. O museu recebe visitas monitoradas de segunda-feira a domingo, de 8h às 21h e a entrada custa 3 reais por pessoa.
PALÁCIO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS. O Palácio Presidente Getúlio Vargas, construído em 1954, hoje abriga o Museu da Memória Rondoniense. Quem gosta de um passeio cultural e quer conhecer um pouco mais sobre a história do estado, não pode deixar de ir! Lá você vai encontrar obras de artes e um acervo de jornais que tem desde o antigo “Porto Velho Times” até os jornais impressos atuais. Todo material está disponível para a consulta externa. Ah, e o museu ainda tem um laboratório de análise arqueológica, sala de pesquisa, salas de exposição e auditório. Você pode visitar o local de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 15h. Não perca! CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E CENTRO CULTURAL INDÍGENA. A Capela de Santo Antônio de Pádua é um dos pontos turísticos mais importantes de Porto Velho. Localizada à margem do Rio Madeira, a pequena e simples capela é uma das construções mais antigas da cidade. Atualmente, o local passou por uma revitalização, ganhando pintura externa e interna, bancos e ar-condicionado. Ao seu entorno foi inaugurado o Centro Cultural Indígena. O centro busca preservar a memória da população indígena rondoniense e é utilizado para diversas apresentações culturais. O destaque fica para uma construção em forma de oca. Lá os visitantes podem conhecer de perto esse tipo de construção feita pelos índios. O QUE FAZER EM PORTO VELHO: A cidade tem várias opções de parques e praças para você conhecer. Além disso você pode aproveitar a beleza do Rio Madeira em um passeio de barco. Vamos descobrir alguns passeios? PRAÇA DAS TRÊS CAIXAS D’ÁGUA Na Praça das Três Caixas D’Água você vai encontrar três construções grandes, cilíndricas, cobertas por metal e que foram inauguradas entre 1910 e 1912 pelo governo norte-americano na época da construção da ferrovia Madeira Mamoré. As Três Marias, como são mais conhecidas, funcionaram até a década de 1950 e podem ser vistas de vários pontos da cidade. No Natal, elas recebem iluminação especial. Além disso, elas estão presentes na bandeira de Porto Alegre, devido ao seu valor simbólico para a cidade. Que tal aproveitar o passeio e tirar foto? Hotel com 5% de desconto com o cupom VAIDEPROMO5! Economia e conforto para você aproveitar muito mais a sua viagem. Confira clicando aqui.
PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE PORTO VELHO. Quem quer um lugar para curtir a natureza não pode deixar de ir no Parque Natural de Porto Velho! O local abriga diversos tipos de árvores, além de 70 mil mudas no viveiro central. Além disso, lá você vai poder escolher entre três tipos de trilhas para explorar a natureza. Já as crianças podem fazer arvorismo ou tirolesa com queda livre de 30 metros e escalada vertical. Ah, e os idosos ou pessoas que têm algum tipo de dificuldade de locomoção podem fazer uma trilha de madeira com 750 metros de extensão. O Parque ainda conta com um playground para crianças, lanchonete e quadras de areia, e é um excelente lugar para fazer um piquenique com a família ou amigos. Você não vai ficar de fora, né? Então fique de olho: o parque funciona de terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 9h às 17h e a entrada é gratuita. PÔR-DO-SOL E PASSEIO DE BARCO NO RIO MADEIRA. Se você quer curtir a natureza em um passeio maravilhoso, não pode perder a chance de fazer um passeio de barco pelo Rio Madeira, o maior afluente do Rio Amazonas. O tour é breve, cerca de 45 minutos, e leva o turista do Rio à Corredeira de Santo Antônio. Uma dica é ir no fim de tarde e curtir um belíssimo pôr-do-sol. Se você der sorte ainda pode ter a companhia dos botos, inclusive o cor-de-rosa. Ah, o passeio é, em torno de 15 reais por pessoa. Com tanta coisa boa, você não vai perder, né? O QUE FAZER EM PORTO VELHO: GASTRONOMIA.  Além dos belos pontos turísticos e da natureza exuberante, Porto Velho chama atenção pela sua gastronomia. Seja na culinária regional ou nos pratos estrangeiros, os restaurantes da cidade são destaque quando o assunto é comida boa! Vamos conhecer alguns? CASARÃO DO PEIXE. O Casarão do Peixe é uma ótima opção para quem quer experimentar a típica comida porto-velhense. Lá você vai encontrar diversos pratos à base de peixe e frutos do mar. Uma dica é pedir o tambaqui assado. Além do ambiente aconchegante e familiar, o restaurante tem um bom custo-benefício. Um prato para duas pessoas custa em média 40 reais e vem com bastante fartura. SAN GENNARO. Para quem não abre mão de desfrutar da culinária estrangeira, o San Gennaro é o lugar ideal. Especializado em comida italiana encanta pelas massas e pela bonita decoração. Não deixe de experimentar as pizzas e os vinhos da casa. Imperdível!