O estado de Alagoas possui uma gastronomia muito similar à culinária nordestina de modo geral, porém existem alguns pratos e tipos de receitas que são o carro-chefe da culinária local. Por conta das lagoas litorâneas que deram nome ao estado, existem alguns ingredientes que enriqueceram e diversificaram o sabor dos pratos alagoanos. Pelo fato de se localizar no litoral, pratos com peixes e frutos do mar são bem comuns, mas o estado ainda conta com outros ingredientes, como o coco e as frutas do semiárido e do litoral. Confira alguns dos pratos típicos da culinária de Alagoas.
UMBUZADA SERTANEJA. Esse delicioso doce da fruta umbu, também conhecida como imbu (que dá origem à “umbuzada”, outro nome do prato), é um prato típico da região sertaneja do estado de Alagoas. A fruta é escaldada em água fervente e misturada com leite e açúcar. É um típico prato do café da manhã, que dá bastante força para aguentar o dia. INGREDIENTES: – 270 g de umbus verdes (23 unidades pequenas); – 1 xícara de água; – 1,5 xícara de leite; – 1/2 xícara de açúcar. PREPARO: Lave bem os umbus, tire restos de cabinhos e leve ao fogo com a água. Cozinhe por cerca de 5 minutos, ou até a água quase secar e os umbus ficarem molinho. Junte o leite e o açúcar e mexa bem. Cozinhe por cerca de 3 minutos, ou até os umbus se desmancharem. Passe por uma peneira para separar os caroços, e sirva quente ou gelado. NOTA: Se quiser, pode cozinhar a fruta com o leite e o açúcar – neste caso junte um pouco mais de leite. Os grânulos da coalhada ficarão mais firmes. Há quem prefira cozinhar as frutas primeiro em água. Fica uma coalhada mais macia.
BATATA-DOCE COM LEITE DE COCO. Mais uma vez o coco está presente na cozinha de Alagoas, mostrando sua versatilidade, por estar presente não só nos pratos principais, mas também na produção dos doces. Apesar de sua origem tailandesa, essa sobremesa já se tornou parte da gastronomia alagoana. INGREDIENTES: 1 kg de batata-doce; – 4 xícaras (chá) de leite de coco, de preferência caseiro; – 1 ½ xícara (chá) de açúcar; – 1 colher (chá) de sal; – ½ xícara (chá) de coco ralado. MODO DE PREPARO: Descasque e corte as batatas em cubos médios. Reserve. Coloque o leite de coco numa panela média e leve ao fogo médio para ferver. Junte o açúcar, o sal e misture bem. Acrescente as batatas e deixe cozinhar por mais 30 minutos, ou até que estejam macias, mas sem desmanchar. Desligue o fogo e transfira as batatas (com a calda) para uma tigela. Deixe amornar e leve para a geladeira para esfriar. Na hora de servir, polvilhe o coco ralado.
CATUZADA. O pitu é um tipo de lagostim de água doce, também conhecido como “camarão-d ’água-doce”. Nessa receita, além do pitu, também é usado leite de coco, o que reforça a importância desse ingrediente para a culinária alagoana. Normalmente é feito um pirão com o caldo da pituzada. INGREDIENTES: – 3 kg de pitu camarão de água doce; – 500 ml de leite de coco; – Extrato de tomate; – 1 cebola ralada; – Cheiro verde; – 1 xícara (chá) de farinha de mandioca; – Sal a gosto. MODO DE PREPARO: Corte os pitus e retire as tripas que ficam na cabeça. Escorra e reserve. Tempere leite de coco com extrato de tomate, cebola e o cheiro verde bem amarrado, para ser retirado depois. Regue com um fio de azeite de oliva e coloque sal a gosto. Misture aos pitus e cozinhe rapidamente. Faça um pirão com o caldo que sobrou na panela, misturando farinha de mandioca e levando ao fogo para cozinhar. Sirva quente.
SIRI MOLE AO COCO. Este prato leva dois dos grandes ingredientes da culinária local: o siri, que é um fruto do mar e o coco, que está presente em quase todo o estado. A receita leva muitos legumes e normalmente é acompanhada de uma farofa. INGREDIENTES: – 300g de carne de siri mole; – Suco de 1 limão; – Sal a gosto; – 1 colher (sopa) de azeite; – 1 cebola picada; – 1 tomate picado; – 1 colher (chá) de coentro picado; – 1 pimentão picado; – 1 colher (chá) de calorífero; – 1/3 xícara (chá) de leite de coco; FAROFA: – 1 colher (sopa) de margarina; – 1 colher (sopa) de calorífero; – 1 xícara (chá) de farinha de mandioca. MODO DE PREPARO: Escalde os siris, colocando-os em água fervente. Deixe esfriar e tempere com o limão e o sal. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o siri, a cebola, o tomate, o coentro e o pimentão. Deixe cozinhar por 10 minutos. Adicione o calorífero e o leite de coco e cozinhe por 5 minutos.Reserve. Em uma panela, derreta a margarina e acrescente o calorífero. Retire do fogo e misture a farinha de mandioca, mexendo bem, até obter uma farofa encorpada. Sirva com o siri.
TUCUNARÉ RECHEADO. INGREDIENTES: – 1 kg de Peixe tucunaré filé cru; – 1 unidade de Sumo de limão; – Sal refinado à gosto; – 1 colher (chá) de Colorau; – 4 dentes de Alho cru; – Pimenta do reino em pó à gosto; – 2 unidades pequenas de Batata doce crua; – 2 unidades grandes de Cenoura crua; – 4 colheres (sopa) de Margarina sem sal. COMO FAZER: Lave e limpe bem o tucunaré. Em um refratário tempere com o sumo do limão, sal, colorau e a pimenta-do-reino. Deixe descansar por 30 minutos, para pegar o tempero. Enquanto isso, cozinhe a batata-doce e a cenoura até ficar ao ponto. Corte a batata-doce e a cenoura em cubos. Em uma panela, derreta a margarina e refogue o alho, as cenouras e as batatas. Recheie o tucunaré com o refogado e prenda com palitos de dente. Leve ao forno por 30 minutos ou até dourar o peixe. MOLHO: Refogar cebola e alho na manteiga, acrescentar tomate, pimentão, sal e a pimenta-do-reino, com o molho de tomate e cheiro verde. Reservar. Lavar o tucunaré com limão. Deixar descansar alguns minutos em água com limão. Depois escorrer e colocar sal – por fora e por dentro. FAROFA: refogar a cebola, acrescentar a farinha de piracuí, farinha de mandioca e as bananas. Em uma assadeira colocar um pouco do molho e em seguida o tucunaré, recheando este com uma parte da farofa. Colocar o restante do molho por cima. Caso queira pode enrolar em papel alumínio para assar, mas não é necessário. Levar ao forno por cerca de 40 minutos. Após assado enfeitar com o restante da farofa e ovos cozidos.