GASTRONOMIA – AMAZONAS

A culinária do Estado do Amazonas é uma das mais exóticas de todo o Brasil. O Estado foi um dos que mais manteve as vertentes culturais indígenas, tendo pouca influência portuguesa ou africana em sua gastronomia. É banhado pela bacia hidrográfica do Rio Amazonas, e por conta da grande presença de águas salgadas, os peixes são bastante usados em seus pratos. Algumas frutas também são bem comuns na região, como o tucumã, que está presente em diversas receitas. Um outro ingrediente muito usado é a farinha de mandioca e o tucupi, líquido amargo produzido a partir da mandioca. Veja a seguir alguns pratos típicos do Amazonas.
FILÉ DE PIRARUCU FRITO.
Peixe clássico do cardápio local, o pirarucu, é a maior espécime de água doce do Brasil. Aí vai uma versão frita deste pescado, em pequenos filés saborosos e sem nenhuma espinha.
INGREDIENTES: – 400g de pirarucu; – Farinha de trigo; – Suco de limão; 3 – Sal a gosto. 
PREPARO: Temperar os filés com o suco de limão e sal.  Fritar o peixe em uma frigideira, com azeite bem quente. Fritar banana e preparar o vinagrete (Verduras cortadas, com vinagre, limão e sal).
Dica: Para montar o prato, você pode contorná-lo com a salada de sua preferência.
TAMBAQUI
INGREDIENTES:
 – 1 kg de tambaqui (pode ser só costela ou só lombo ou os dois); – 3 tomates sem sementes cortados em 4 partes; – 3 cebolas cortadas igual ao tomate; – 15 pimentas de cheiro sem sementes e cortadas no meio (se preferir); – 1 maço de cheiro verde (coentro) picadinho; – 1 maço de cebolinha picadinha; – Colorau (colorífico) ou massa de tomate à gosto, mas o suficiente para dar uma cozinha ao caldo; – Azeite de oliva a gosto; – 1 colher de sobremesa de vinagre; – Sal a gosto; – Limão para preparar o peixe.
MODO DE PREPARO: – Lave bem o peixe com água fria. Coloque-o em uma vasilha banhando-o com sumo (caldo) de limão e sal. Tampe a vasilha e coloque na geladeira. No dia seguinte, passe o peixe apenas uma vez na água, para tirar o excesso do limão e do sal. Em uma panela grande, coloque o peixe, o tomate, a cebola, a pimenta de cheiro e parte do coentro e da cebolinha. Coloque agua o suficiente para cobrir o peixe. Acrescente o azeite à gosto. Uma colher de sobremesa de vinagre e o coloral ou extrato de tomate. Coloque o sal aos poucos, pois durante a fervura o sal que está no peixe vai soltando no caldo. Ferva por aproximadamente 20 minutos. Após os 20 minutos, apague o fogo, coloque o resto do coentro e da cebolinha e sirva a seguir. Essa caldeirada pode ser acompanhada de arroz branco.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS.
Se tiver acesso a farinha do uarini ou farinha branca Cruzeiro do Sul, pode ser feito um pirão para acompanhar. O pirão é feito colocando o caldo do peixe fervendo (fervendo mesmo) em cima da farinha. Mexe bem e está pronto.
RECEITA DE X-CABOQUINHO PARA MERENDA.
O X-Caboquinho é um sanduíche típico do Amazonas. Feito com pão francês, queijo coalho, tucumã, ovo e banana frita. Ele é a atração principal dos cafés regionais que se espalham pelo estado.
INGREDIENTES: – Pão francês do tipo brotinho;Raspas de tucumã;Queijo coalho ou de sua preferência;Margarina; – 2 bananas prata.
MODO DE PREPARO:
Corte as bananas em fatias e passe-as na frigideira com um pouco de margarina. Em seguida passe manteiga no pão, coloque o queijo, as raspas de tucumã e em seguida as bananas fritas. Coloque em uma sanduicheira e espere o queijo derreter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *