GASTRONOMIA – ESPÍRITO SANTO

O Espírito Santo é um dos estados que compõem a Região Sudeste e é um dos menores estados do Brasil. Apesar disso, seu território pequeno é inversamente proporcional à sua cultura, em especial à sua culinária. Grande parte da sua área está banhada pelo Oceano Atlântico, e por conta disso muito dos ingredientes usados em seus pratos típicos vêm do mar. Possui uma mistura de culturas que se refletem na sua gastronomia: índios que moravam no litoral antes dos colonos aparecerem, portugueses que colonizaram a região e também africanos que foram trazidos como escravos. Veja alguns dos pratos típicos do Espírito Santo.
MUXÁ OU LELÊ. 
Também chamado de lelê, é um tipo de doce feito com milho, mais especificamente a canjiquinha do milho. Tem o aspecto de um bolo granuloso e úmido, e possui um gosto muito semelhante a um cuscuz de tapioca, principalmente por conta do coco usado na receita.
INGREDIENTES: – 500g de canjiquinha; – 1/2 litro de leite de coco; – 1/2 litro de leite; – 1 xícara (de chá) de coco ralado; – 1 ½ xícara de açúcar;Cravos;1 pitada de sal.
MODO DE PREPARO:
Deixe a canjiquinha de molho em água por uma hora (o melhor é deixar de um dia para o outro). Depois lave bem em água corrente (use uma peneira). Coloque a canjiquinha na panela de pressão com os cravos e coloque água até ficar uns dois dedos acima da canjiquinha. Tampe e leve ao fogo. Quando a panela começar a fazer barulho, baixe o fogo, conte uns 20 a 30 minutos e desligue. Tire a pressão da panela, abra e coloque o leite, o leite de coco, o sal, o açúcar e o coco ralado. Misture bem e volte para o fogo. Quando começar a ferver, baixe o fogo e vá mexendo até engrossar e o líquido ser absorvido. Despeje em uma forma molhada, espere esfriar bem. Depois corte em quadradinhos.
MUMA DE SIRI.
É um dos ingredientes característicos do Espírito Santo, e desde a captura até o preparo do crustáceo, os capixabas mantêm tradições que vêm dos indígenas. Nesta receita entram tomate, cebola e um tempero que inclui o urucum, tipo de fruto típico da América Tropical. A muma é feita com o caldo da moqueca de siri ou pode também ser feita como uma moqueca, porém com farinha.
INGREDIENTES: – 1 Cebola; – 1 maço de cebolinha verde; – 1 maços de coentro; – 1 kg de siri (com casco, limpo, partido ao meio e sem fel); – 1 kg de siri desfiado; – 1 cabeça de alho; – 4 tomates (médios); – 5 colheres (de sopa) bem fartas de farinha de mandioca;água fervente (o quanto baste); – 4 colheres (de sopa) de urucum (ou colorau); – 3 limões (branco);sal;azeite; 
MODO DE FAZER:
Após fazer a moqueca, retire o caldo e acrescente a farinha até engrossar e cozinhar. Sirva a muma com pães ou para acompanhar a moqueca e o arroz branco.
CARANGUEJADA.
São frutos do mar muito usados como ingredientes na gastronomia capixaba, e em torno dele também são mantidas tradições, até mesmo na hora da captura. A caranguejada é um prato delicioso e quase uma necessidade para quem gosta de caranguejo.
INGREDIENTES: – Leite de coco (A quantidade é equivalente a uma garrafa, destas que vendem em supermercado. Caso queira usar o leite de coco in natura, basta fazer a equivalência do peso);  – 1 tomate e meio;Meio Pimentão;Uma cebola roxa (Corte-a em picadinhos para temperar e caso queira usar como decoração depois do prato feito, use outra cebola em rodelas);Cebolinha;Sal. A quantidade dos ingredientes acima é suficiente para preparar um prato com até 10 caranguejos. Caso queira aumentar esta quantidade, basta fazer a equivalência.
MODO DE PREPARO: Já com os ingredientes em mãos, basta seguir o passo a passo abaixo, para preparar a sua caranguejada. Lave cada um dos caranguejos que serão levados à panela. Isso pode ser feito em água corrente e com uma escova de dente velha. Confira se toda a areia e lama foram retirados antes de levar à panela. Reserve os caranguejos. Em uma panela grande o suficiente para ocupar todos os caranguejos, preencha com um pouco de água e misture o tomate, a cebola, o pimentão e todos os ingredientes que escolheu acrescentar em sua caranguejada. Todos devem ser cortados em picadinhos para dar o gosto necessário do prato. Depois de ferver, acrescente o leite de coco e deixe mais um pouco até começar a borbulhar. Despeje todos os caranguejos na panela e tampe bem. Os seus caranguejos podem estar vivos ou já mortos. O tempo de cozimento é de aproximadamente 30 minutos. O ponto certo é quanto seus caranguejos estiverem com a casca completamente avermelhada.
COMO SERVIR A CARANGUEJADA: O correto é servir a caranguejada com o caldo do leite de coco e o tempero que é formado na panela. Algumas pessoas retiram os caranguejos, mas dependendo da exposição, eles ficam secos em pouco tempo. Com o caldo, você saboreia sua caranguejada sempre deliciosa. Para comer, use uma tábua de caranguejo ou de carne com um pilão. Como dica, mergulhe sempre a carne no caldo para dar aquele gosto especial.
MUQUECA CAPIXABA.
Também é um dos pratos típicos do estado, está muito presente na mesa dos capixabas. A diferença entre essa receita e a da moqueca servida na Bahia é que no Espírito Santo não é usado azeite de dendê nem leite de coco para se fazer a moqueca.
INGREDIENTES: – 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra ou namorado); – 3 maços de coentro; – 3 maços de cebolinha verde; – 2 cebolas brancas (pequenas); – 3 dentes de alho; – 4 tomates; – 3 limões;azeite de oliva;sementes de urucum;pimenta-malagueta;óleo de soja ou algodão;sal fino.
MODO DE FAZER:
Limpe bem o peixe, corte-o em postas de 5cm de largura, lave com limão e deixe-o em uma vasilha com água de sal fraca. Separe a cabeça para preparo do pirão. Soque juntos o alho e o sal. Em uma panela de barro (grande), coloque um pouco de óleo de soja ou de algodão (duas colheres) e azeite de oliva (uma colher) e adicione a massa obtida no socado, passando-a no seu fundo. Retire as postas de peixe da vasilha com água e sal. Vire as postas de um lado para outro na panela, arrumando de modo que não fiquem umas por cima das outras. Corte o coentro, o tomate e a cebola e coloque nesta ordem por cima das postas de peixe que estão na panela. Regue com azeite e suco de limão. À parte, frite em um pouco de óleo quente uma colher (sopa) de sementes de urucum, depois de fritas, retire-as. Na hora de levar ao fogo para cozinhar, despeje um pouco deste óleo por cima do peixe, para dar cor. Quando começar a abrir a fervura, verifique o sal. Não ponha água, não vire as postas e cozinhe com a panela bem tampada. Vá verificando o paladar do sal e do limão. Deixe no fogo forte por 20 a 25 minutos. Balance de vez em quando a panela com auxílio de um pedaço de pano grosso para que as postas de peixe não agarrem no fundo. Quando for à mesa, salpique coentro picadinho. Como complementos da moqueca capixaba, são indispensáveis o arroz branco, o pirão e o molho.
MODO DE FAZER O PIRÃO: Use os mesmos temperos da moqueca, reduzindo-os à metade. Aproveite a cabeça do peixe ou uma das postas, previamente separada para este fim. Proceda da mesma forma, desta vez adicionando de três a quatro copos de água ao peixe. Quando estiver cozido, escorra e o desfie. Junte o peixe ao caldo novamente, deixe ferver e quando estiver no ponto máximo de fervura, vá jogando a farinha de mandioca, lentamente para não embolar, mexendo aos poucos com um garfo. Pronto o pirão, corte o coentro, e espalhe por cima antes de servir.
MODO DE FAZER O MOLHO:
Amasse seis pimentas-malaguetas no suco de dois limões e três colheres de vinagre de boa categoria. Corte uma cebola em fatias bem finas, fazendo o mesmo com o coentro e as cebolinhas, misturando tudo à medida que for regando com o azeite. Se o molho ficar muito picante, coloque um pouco de água.
INGREDIENTES PARA O MOLHO: – 
Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto; – ½kg de palmito natural previamente cozido; – 200gr de siri desfiado e cozido; – 200gr de caranguejo desfiado e cozido; – 200gr de camarão cozido; – 200gr de ostra cozida; – 200gr de sururu cozido; – 200gr de badejo desfiado e cozido; – 500gr de bacalhau desfiado e cozido.
Obs.:
Para cozinhar esses ingredientes, faz-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível.
MODO DE PREPARO. Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão. Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência. Junta-se, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco e misture uma parte da espuma de 6 (seis) claras em neve com as gemas. Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa. Cozinha-se à parte 6 (seis) ovos (que servirão apenas para enfeite), juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola. Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem corada.
PEROÁ FRITO.
Esse pescado é outra marca da culinária do Espírito Santo, sendo um dos peixes mais vendidos. Servido frito e acompanhado de uma cerveja, o peroá é uma das sensações não só do Espirito Santo, mas de toda a Região Sudeste.
INGREDIENTES: – 1 peroá limpo;Tempero de feira completo;Óleo;Farinha de trigo.
ACOMPANHAMENTOS: – 
Banana da terra frita;Batata frita;Farofa;Alface;Cebola de cabeça;Tomate.
MODO DE PREPARO:
Faça alguns cortes verticais no peixe limpo e tempere, espalhando a mistura de temperos por todo o peroá, inclusive na área onde foram feitos os cortes. A primeira dica é não exagerar no tempero, pois o peixe já é naturalmente salgado. Coloque farinha de trigo em um recipiente para empanar o peixe. Em uma panela, despeje uma quantidade de óleo suficiente para que o peroá fique submerso. Esquente a gordura em fogo alto e quando estiver bem quente, coloque o peixe empanado para fritar. Deixe de 10 a 15 minutos na panela, a uma temperatura de 200 a 250 graus. Como acompanhamento, sugere-se a banana da terra frita, batata frita, farofa, cebola e alface. Para temperar o peixe já pronto, acrescente um limão cortado à montagem do prato.
TORTA CAPIXABA DE BACALHAU E REPOLHO
INGREDIENTES: – 1kg
de bacalhau; – 6 cabeças grandes de repolho; – 2 potes de palmito em conserva;Temperos verdes;Colorau;Pimenta-do-reino;Alho;Azeitonas;Azeite;Cebola de cabeça; – 12 ovos.
MODO DE PREPARO:
Cozinhe o repolho e escorra. Com um pano de prato limpo, esprema a água do repolho. Dessalgue o bacalhau, desfie e reserve. Corte em fatias o palmito. Frite o alho no azeite, acrescente a cebola, pimenta-do-reino a gosto, colorau e os temperos verdes (cebolinha, salsa e muito coentro). Acrescente o bacalhau (não deixe fritar muito). Em uma bacia grande misture todos os ingredientes e 8 ovos batidos no liquidificador. Pode misturar tudo com as mãos. Espalhe em um tabuleiro ou refratário. Corte a cebola em rodelas para enfeitar com uma azeitona no meio da cebola e cubra com os 4 ovos batidos por cima. Leve ao forno e deixe assar até corar bem os ovos. Sirva com arroz branco
TORTA CAPIXABA DE SARDINHA E REPOLHO
INGREDIENTES: – 1
repolho médio; – 2 latas de sardinha; – 1 cebola média; – 1/2 copo de azeite; – 1 dente de alho; – 1 colher de colorau; – 1/2 copo de azeitona;cheiro verde;sal;pimenta-do-reino; – 3 ovos.
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, coloque o azeite e a cebola para dourar. Adicione o colorau e o alho. Acrescente o repolho bem picadinho e deixe cozinhar um pouco. Coloque a sardinha, a azeitona, o cheiro verde, sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar um pouco. Coloque a mistura num refratário, bata as claras em neve e adicione as gemas. Enfeite com rodelas de cebola e azeitonas. Leve para assar por aproximadamente 25 minutos ou até dourar
TORTA CAPIXABA.
Apesar do nome sugestivo, é, na verdade, uma fritada de frutos do mar. Camarão, siri desfiado, sururu, ostra, bacalhau e palmito compõem sua receita. Como é um prato sem nenhuma carne vermelha, é muito frequente nas mesas de almoço da Sexta-Feira Santa, mas é apreciado em todas épocas do ano.
INGREDIENTES: – 150g de tomate picado com pele e sem semente; – 90g Cebola picada; 30g de Alho picado; – 50ml de Azeite; – 30g de Azeitona verde inteira; – 30ml de Suco de limão; – 30g de Coentro picado; – 30g de Cebolinha verde picada; – 160g de Palmito picado; – 100g de Siri desfiado; – 100g de Caranguejo desfiado; – 100g de Camarão sete barbas; – 100g de Ostra; – 100g de Sururu; – 100g de Bacalhau desfiado; – 3 ovos; – Óleo de urucum; – Sal e pimenta do reino a gosto.
MODO DE FAZER:
Faça uma moqueca do siri e caranguejo juntos e de camarão separadamente, retirando todo o caldo, deixando o mais seco possível. Prepare um refogado com azeite, cebola, alho e leve ao fogo com o palmito e espere até ganhar consistência. Refogue o bacalhau em azeite e alho e reserve. Junte depois todas as moquecas, o palmito, mais o sururu e a ostra que devem ser escaldados previamente, mexendo todo o preparo até evaporar toda a água. Retire para esfriar e misture uma parte das claras em neve com as gemas. Coloque a massa em uma panela de barro e leve ao forno por 30 minutos, até secar bem a torta. Retire e coloque o restante das claras em neve batidas com as gemas por cima. Para finalizar, coloque as azeitonas e a cebola em rodelas. Deixe assar até dourar. Sirva com arroz branco.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *