GASTRONOMIA – PERNAMBUCO

As maiores influências da cozinha pernambucana vieram diretamente das culturas portuguesa, africana e indígena, e diversas receitas foram adaptadas com ingredientes encontrados com facilidade na região. Os pratos típicos do estado refletem essa miscigenação, responsável por uma das culinárias mais criativas do Brasil, única em sabores, cores e aromas. Pernambuco é o estado com o maior número de restaurantes estrelados pelo exigente “Guia Quatro Rodas” no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul brasileiro, e o quarto do Brasil. Sua capital, Recife, é o terceiro maior polo gastronômico do País. Para os enófilos, a degustação de vinhos do Vale do São Francisco é imperdível. A região irrigada fica no sertão pernambucano e é responsável pela produção de 15% dos vinhos finos nacionais. O bode é um dos pratos principais do lugar, tanto que existe um complexo gastronômico em Petrolina chamado Bodódromo, com dezenas de estabelecimentos, todos especializados em servir a carne caprina.
CARTOLA – QUEIJO COM BANANA E CANELA
INGREDIENTES: 2
fatias grossas de queijo coalho; – 2 bananas (na receita da foto foi utilizada a banana prata orgânica); – Manteiga para untar a frigideira; – Canela em pó a gosto.
MODO DE PREPARO:
Grelhar em frigideira untada com manteiga o queijo e a banana cortada ao meio dos dois lados. Montar uma camada de queijo e uma de banana. Repetir e polvilhar canela em pó. Se preferir, pode polvilhar com açúcar demerara também. Decorar com canela em pau.
A FAMOSA BUCHADA DE BODE
INGREDIENTES:
Vísceras de 1 cabrito (bucho, tripas, fígado e rins); – 4 limões grandes;sal e pimenta-do-reino a gosto; – 3 dentes de alho esmagados; – 4 cebolas picadas; – 1 maço de cheiro verde picado; – 2 folhas de louro picadas; – 2 ramos de hortelã picados; – 1 xícara de vinagre; – 2 colheres de sopa de azeite; – 200g de toucinho fresco picado;sangue coagulado do cabrito. 
MODO DE PREPARO:
Limpar as vísceras, retirando a cartilagem e o sebo. Limpar o bucho e esfregar o limão por dentro e por fora. Deixar de molho em água fria com o suco de 1 limão por 5 h. Picar em tirinhas as tripas e demais vísceras. Temperar com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro e hortelã. Juntar o vinagre e deixar descansar. Aquecer o azeite e adicionar o toucinho, deixando em fogo baixo até derreter, formando torresmos. Retirar os torresmos e, na gordura que se formou, refogar todas as vísceras. Juntar o sangue coagulado já picado e retirar do fogo. Retirar o bucho do molho de limão, aferventar inteiro. Colocar o refogado de vísceras e os torresmos no interior do bucho e costurar com agulha e linha. Levar ao fogo uma panela com bastante água e sal e deixar ferver. Colocar o bucho e cozinhar em fogo brando durante 4h. Servir com molho de pimenta forte e farinha de mandioca crua.
RECEITA DE SARAPATEL TÍPICO DE PERNAMBUCO
INGREDIENTES: 1 kg
de miúdos de porco para sarapatel (se encontra nos mercados públicos e feiras livres da cidade); – 4 tomates; – 1 cebola; – 3 dentes de alho; – 1/2 pimentão e coentro picadinhos;Sal e pimenta a gosto – ;Azeite.
MODO DE PREPARO:
Escalde os miúdos e corte-os em cubinhos de mais ou menos 1 cm. Faça um molho com os temperos e quando começar a engrossar, acrescente os miúdos e deixe ferver cerca de 30 minutos. Vá acrescentando água quando necessário, para que fique com uma boa quantidade de molho.
DOBRADINHA.
INGREDIENTES4kg de bucho em tiras; – 6 tomates picados; – 2 cebolas picadas; – 500g de linguiça calabresa fatiada; – 500g de feijão branco; – 4 limões; – Sal e pimenta a gosto; – Cheiro verde a gosto; – 1 lata (130 g) de extrato de tomate.
MODO DE PREPARO: Retire toda a gordura do bucho e leve para ferver em água e suco de 2 limões (após espremer, coloque também os limões). Escorrer e lavar o bucho e repetir o processo (é suficiente para retirar todo o cheiro). Fritar a cebola em pouco óleo e acrescentar os tomates. Fritar até que murchem. Coloque o bucho e o feijão branco (não precisa deixar de molho). Adicione o sal e pimenta (pode ser a branca), coloque água o suficiente e o extrato de tomate. Cozinhe na pressão por, mais ou menos 1 hora e 15 minutos. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo. À parte, frite a calabresa em um fio de óleo. Junte a calabresa e o cheiro verde à dobradinha. Fonte: http://www.tudogostoso.com.br/
COZIDO PERNAMBUCANO
INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de óleo; 1,2 kg de ossobuco; 2 litros de água; 2 espigas de milho-verde cozidas, cortadas em 4 partes (360 g); Meio chuchu grande, descascado e em cubos grandes (150 g); 4 tomates médios, cortados em rodelas (360 g); 1 e meia cebola roxa média, em rodelas; 2 dentes de alho picados; 1 pimentão verde médio, em rodelas (130 g); 2 xícaras (chá) de abóbora seca média, sem casca, cortada em cubos grandes (240 g); 2 sachês de Tempero Sazón® Sabores do Nordeste; 2 pitadas de sal.
MODO DE PREPARO: Em uma panela grande, coloque o óleo e leve ao fogo para aquecer. Frite o ossobuco por 4 minutos, ou até dourar por todos os lados. Acrescente a água, o milho, o chuchu, o tomate, a cebola roxa, o alho, o pimentão, a abóbora, o Tempero Sazón® e o sal, e cozinhe em fogo médio por 3 horas, ou até que a carne fique macia e o caldo encorpado. Retire do fogo e sirva em seguida.
CHAMBARIL.  
INGREDIENTES: 1 chambaril grande; – 2 tomates maduros picados; – 1 uma cebola grande picada; – 1 pimentão maduro; – 1 pimentão verde; – Alho amassado a gosto; – Pimenta-do-reino a gosto; – 1 tablete de caldo de carne; – 1 sachê de um sabor nordeste; – 1 pimenta de cheiro; – 1 colher de sopa de extrato de tomate; – 1 litro de água (se precisar coloque mais durante o cozimento).
MODO DE PREPARO: Tempere o chambaril com todos os ingredientes. Coloque na panela de pressão e deixe refogar um pouco. Quando estiver bem refogado, coloque a água e leve para cozinhar por mais ou menos 30 minutos. Abra a panela, veja se está mole. Se a carne não estiver molinha, coloque mais água e deixe cozinhar até o chambaril ficar desmanchando. – Servir com arroz branco.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS: O chambaril precisa ficar bem cozido, desmanchando na panela e com pouco caldo. Se quiser salpicar cheiro verde pode, fica bem gostoso. Fonte Comidas Típicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *