O churrasco, a carne de charque, que é consumida em fins de semana e festas familiares, quase como um ritual e os pratos de origem italiana e alemã, trazidos pelos imigrantes são tradições na gastronomia do Rio Grande do Sul. A batata, por exemplo, foi um dos alimentos que passou a ser cultivado no nosso País a partir da chegada dos colonos alemães, que introduziram comidas típicas da sua própria cultura. As massas, o consumo de frango e as polentas são heranças italianas que ganharam seu lugar na culinária gaúcha a partir de 1875, juntamente com o consumo e produção de vinho, que, posteriormente, passou a ser a principal atividade econômica da região.
TAINHA ASSADA NA TAQUARA. INGREDIENTES: – 1,2kg de tainha; – 1 cebola; – 1 tomate; – 1 pimentão; – 1 xícara de azeite de oliva; – Tempero verde a gosto; – Limão a gosto; – Sal a gosto. MODO DE PREPARO: Em um recipiente, misturar a cebola, tomate, pimentão e o tempero verde. Adicione o azeite de oliva e misture. Em seguida, faça um corte no peixe na altura da barriga. Espete a tainha na taquara. Aos poucos, adicione a mistura dos temperos no peixe. Acrescente limão e sal a gosto. Asse por aproximadamente 40 minutos. A dica é girar o peixe a cada 10 minutos. A dica é servir acompanhado de pão de alho e salada verde. Bom apetite!
SOPA DE CHARQUE INGREDIENTES: – 1kg de charque; – 1kg de ervilha seca; – 1 cebola média; – 1 pimenta; – 1 maço de cenoura; – 1/2kg de batata inglesa. MODO DE PREPARO: Aferventar bem o charque, cortar em tiras finas e reservar. Cozinhar a ervilha seca até quase desmanchar. Cortar em pedaços pequenos a cebola, a pimenta, a cenoura e a batata e colocar para cozinhar. Depois que estiverem cozidas as cenouras e batatas, misturar com o charque e a ervilha cozida. Adicionar mais água, até obter o ponto de espessura desejada para a sopa e cozinhar por mais 15 minutos.
CHARQUE. É um dos alimentos mais consumidos pelos gaúchos. O hábito de comer charque se iniciou quando os tropeiros voltaram para o Rio Grande do Sul e se depararam com milhares de cabeças de gado circulando livremente pela região. Então, começaram a matá-los para retirar o couro cru e vender nos outros estados. Para usar a carne como alimento e conservá-la em suas viagens longas, eles a rolavam em sal grosso para desidratá-la. BERINJELA GRATINADA COM CHARQUE INGREDIENTES: – 1/2kg de berinjelas; – Sal a gosto; – 1/2 xícara de chá de azeite de oliva; – 2 xícaras de chá de vinho branco seco; – 1 pitada de pimenta do reino em pó; – 1 pitada de noz moscada; – 1 pitada de canela; – 1 colher de sopa de farinha de rosca; – 2 ovos; – 150g de queijo tipo parmesão ralado; – 2 cebolas médias picadas; – 600g de charque aferventado; – 3 tomates sem pele e sem sementes. MODO DE PREPARO: Faça um corte longitudinal nas berinjelas, em fatias finas, de 1/2 cm. Salgue e reserve. Esquente metade do azeite e refogue a cebola rapidamente. Junte o charque e dê uma boa dourada. Acrescente, então tomates e vinho branco. Tempere com pimenta, noz moscada e canela. Deixe no fogo médio por 30 minutos, aproximadamente, até que seque quase todo o líquido. Trata-se de um molho espesso. Junte a farinha de rosca. Bata rapidamente as claras e junte também ao molho. Retire do fogo e reserve. Esquente o restante do azeite e refogue as fatias de berinjela. Em um recipiente, coloque primeiro uma camada de berinjela, depois uma cama do molho de charque. Vá intercalando e termine com uma camada de berinjela. Coloque as gemas batidas por cima da última camada de berinjela, salpique o queijo parmesão ralado e leve ao forno quente por 45 minutos.
PÃO DE CHARQUE INGREDIENTES: 30gr de fermento biológico; – 2 xícaras de água morna; – 4 ovos; – 8 xícaras de farinha de trigo; – 1 colher de açúcar; – 3 colheres de banha ou óleo; – 1 colher de sal. MODO DE PREPARO DO PÃO: Bata os ingredientes no liquidificador e misture na farinha de trigo. Amasse bem. A massa fica pegajosa. Deixe crescer por 30 minutos. Reparta a massa para dois pães. De cada parte, dívida em 3 novas partes iguais, estenda em retângulo, recheie cada parte, enrole e faça uma trança. Deixe crescer, pincele gema de ovo e asse por 35 minutos. INGREDIENTES PARA O RECHEIO: – 300gr de charque; – 1 cebola grande; – 2 tomates; – 2 dentes de alho; – 4 colheres de óleo; – Sal, pimenta e tempero verde a gosto. MODO DE PREPARO DO RECHEIO: Cozinhar o charque e passar na máquina ou no liquidificador. Fritar a cebola, o tomate, o alho e o cheiro verde, juntar o charque e deixar esfriar e rechear a massa.
LASANHA DE CHARQUE INGREDIENTES PARA O RECHEIO: 1 pão de forma fatiado sem casca; – 500g de charque cozido e desfiado; – 300g de queijo mussarela fatiado; – 2 cebolas; – 2 tomates; – Óleo para refogar o recheio; – 2 colheres de extrato de tomate; – Manjerona, tempero verde e sal à vontade. MODO DE PREPARO DO RECHEIO: Picar a cebola e o tomate e refogar em óleo quente. Adicionar o charque cozido e desfiado e o extrato de tomate, por último complementar com tempero verde e sal a gosto. INGREDIENTES PARA O MOLHO BRANCO: – 2 colheres de margarina; – 1 tablete de caldo de carne; – 2 colheres de farinha de trigo; – 2 xícaras de leite; – Sal a gosto. MODO DE PREPARO DO MOLHO BRANCO: Colocar a margarina em uma panela para derreter, em seguida adicionar o tablete de caldo de carne. Após ter derretido o caldo de carne, colocar 1 xícara de leite, dissolver a farinha de trigo na outra xícara de leite e adicionar lentamente à panela, mexendo sempre para não embolar. Adicionar sal a gosto e, quando engrossar o molho, está pronto. MODO DE PREPARO: Esticar o pão fatiado com o rolo de massas. Em seguida colocar em uma forma uma camada deste pão, uma camada do recheio de charque, fatias de queijo mussarela fatiado, pão fatiado e em seguida colocar o molho branco com fatias de queijo fatiado. Salpique tempero verde e fatias de charque por cima e leve ao forno até derreter o queijo.
ARROZ CARRETEIRO INGREDIENTES: – 1/2kg de charque; – 1/2kg de arroz; – 1 cebola; – 3 dentes de alho. MODO DE PREPARO: Aferventar o charque, trocando uma vez a água. Se o charque for caseiro, basta deixar 5 horas de molho. Picar o charque em tamanho médio e colocar na panela para fritar. Se o charque for gordo, colocar menos gordura. Esmagar o alho e picar a cebola. Quando o charque estiver bem dourado, colocar a cebola e o alho juntamente para fritar. Juntar o arroz e deixá-lo fritando um pouco. Colocar a água fervendo até dois dedos acima do arroz. Provar o sal e cozinhar em fogo baixo. Depois de cozido o arroz, adicionar tempero verde picado a gosto.
A PAÇOCA DE PINHÃO é um dos pratos típicos gaudérios que fogem um pouco da culinária convencional, mas sem perder a praticidade do preparo. A receita era feita pelos índios do Sul, que caminhavam longas distâncias e precisavam de energia. INGREDIENTES: – 1kg de pinhão cozinho; – 1kg de carne de gado assada; – 1kg de lombo de porco assado; – 500g de salsichão assado (pode acrescentar frango); – 200g de bacon; – Cebolinha a gosto Alho a gosto; – Temperos a gosto (como cebolinha e salsa). MODO DE FAZER: Triture o pinhão e cozinhe. Ainda quente, bata em um liquidificador, junto com a carne, lombo e o salsichão assados. Refogue em uma panela com óleo, a cebola, o alho, o bacon e os temperos. Quando começar a dourar, junte os ingredientes triturados e deixe fritar até dourar. De preferência, a carne deve ser assada (sobra de churrasco), mas também pode ser frita.
O MATAMBRE é enrolado como rocambole, sob recheios escolhidos e, depois, cozido e assado. OBS.: Matambre é um pedaço de carne que se extrai dentre a pele e a costela do gado bovino. O matambre pode ser preparado de várias formas. A mais conhecida é o matambre enrolado, que é um preparado típico da Argentina, Paraguai e Uruguai, que se consome principalmente na época natalina. INGREDIENTES: – 1 peça inteira de matambre; – 1 embalagem de linguiça calabresa fininha; – 8 a 10 fatias de bacon frito na própria gordura; – 250g de queijo mussarela; – 1 pimenta dedo de moça picadinha; – 1 ou 2 dentes de alho; – 2 colheres de sopa de vinagre de vinho; – Tempero completo a gosto; – Água para o cozimento (1,5 litros); – 2 colheres de sopa de açúcar. MODO DE PREPARO: Desenrole o matambre e tempere-o com o vinagre, a pimenta, o alho e o tempero completo. Frite o bacon até dourar e ficar crocante. Reserve a gordura que se desprende do bacon. Corte as linguiças ao meio no sentido do comprimento. Espalhe os recheios da seguinte forma: Distribua as fatias de mussarela sobre o matambre; sobre elas, intercale as metades de linguiça intercaladas com as fatias de bacon e vá enrolando o matambre como se fosse rocambole. Até um barbante numa das extremidades do rolo de carne e enrole o barbante de modo a prender e manter firme o rocambole. Numa frigideira grande, doure o matambre em duas colheres de sopa de açúcar caramelizado e fixe o dourado fritando a carne em um pouco da gordura que se desprendeu do bacon. Leve o matambre à panela de pressão com a água e temperos a seu gosto. Deixe começar a chiar e conte 40 minutos de cozimento. Despressurize e verifique se a carne já está macia. Se necessário, retorne à panela de pressão por mais 10 minutos. Retire o matambre da panela de pressão e termine de assá-lo no forno quente, com o restante da gordura do bacon, até ficar bem dourado (15 a 20 minutos). Sirva com batatas cozidas inteiras e coradas no forno, junto com o matambre.
CHURRASCO DE PICANHA INGREDIENTES: – 1 peça de picanha (1 kg); – sal grosso. MODO DE PREPARO: 1) tempere a peça de picanha com sal grosso dos dois lados. 2) em uma grelha bem quente, disponha a carne com o lado da gordura para cima. Deixe nessa posição até começar a tomar corpo e dourar na parte debaixo, isso leva em torno de 30 minutos, ou um pouco mais, dependendo do fogo e do ponto que você gosta. Após, vire a picanha, utilizando um pegador e não um garfo, para não furar a carne, agora com a gordura para baixo, deixe dourar, por aproximadamente 15 minutos. 3) deixe a carne descansar 5 minutos, para que mantenha o suco da carne em todo o seu interior, e então fatie. Sirva a seguir.
MILHO VERDE NA BRASA INGREDIENTES: – 4 espigas de milho; – manteiga derretida; – sal a gosto. MODO DE PREPARO: 1) pincele a manteiga em toda a superfície de cada espiga. 2) coloque na grelha e, conforme for dourando, siga girando. 3) Retire do fogo. Pincele mais um pouquinho de manteiga, salpique sal e sirva a seguir.
CHURRASCO DE COSTELA INGREDIENTES: 1 costela tipo “Premium”; – sal grosso. MODO DE PREPARO: 1) cubra totalmente a peça de costela com sal grosso de todos os lados. 2) leve a churrasqueira e deixe assando lentamente com fogo baixo, por aproximadamente 2 horas de cada lado.
ESPETINHO DE FRANGO COM ESPECIARIAS INGREDIENTES: – 500g de peito de frango; – 3 dentes de alho triturados; – 2 colheres (sopa) de azeite; – suco de 1/2 limão; – 1 colher (chá) de páprica doce; – 1/2 colher (chá) de cominho em pó; – 1/2 colher (chá) de coentro em pó; – 1/2 colher (chá) de gengibre em pó; – Sal e pimenta do reino à gosto; – Espetos. MODO DE PREPARO: 1) em uma tigelinha, adicione o alho, o cominho, o coentro, o gengibre, a páprica, o sal, a pimenta do reino, o azeite e o suco de limão. Misture e reserve. 2) Corte o peito de frango em cubos médios. 3) despeje o molhinho com os temperos e misture bem. Deixe marinando alguns minutos. 4) enquanto isso, coloque os palitos em uma travessa e cubra com água. Seque bem. 5) Monte o espeto com os cubos de frango. 6) em um frigideira quente, doure os espetinhos de um lado, vire e doure do outro. 7) sirva a seguir com um molhinho de sua preferência.
COSTELINHA DE PORCO INGREDIENTES: – 1 costela de porco (ou outro corte suíno da sua preferência); – Suco de 1 limão; – 1 colher (sopa) de vinagre de maçã; – 1 colher (sopa) de cominho em pó; – 1/2 colher (chá) de coentro em pó, *opcional; – 1 colher (chá) de orégano; – 4 dentes de alho, triturados; – Sal e pimenta do reino a gosto; – Fio de Azeite de Oliva. MOLHO DE COENTRO: – 1/4 xícara (chá) de Azeite de Oliva; – 1 dente de alho triturado; – Suco de 1 limão; – 1 maço grande de folhas de coentro; – Sal e pimenta do reino. MODO DE PREPARO: Pegue a Costelinha (ou o corte da sua preferência), tempere com suco de limão, vinagre, cominho, coentro, orégano, alho triturado, pimenta do reino, sal e azeite. Misture bem, de modo que o tempero fique na carne de todos os lados. Deixe no tempero por 1 hora. Após esse tempo, asse a costelinha na churrasqueira, por aproximadamente 2 horas, virando de vez em quando (ou asse no forno). No meio desse tempo, pincele azeite de Oliva. Para o molho de coentro (você pode fazer no processador, mas pode fazer com a faca): Corte bem picadinho as folhas de coentro e o alho. Misture com o azeite, o suco de limão, a pimenta do reino e o sal. Transfira para uma molheira, e sirva com a carne.
ESCONDIDINHO DE CHARQUE COM MACAXEIRA INGREDIENTES: – 500g de carne de sol cozida e desfiada; – Sal, pimenta, cebola, alho e cheiro verde a gosto e passado no processador; – 1kg de mandioca cozida; – 200ml de leite; – 1 colher de manteiga ou margarina; – 100g de queijo mussarela ou parmesão ralado. MODO DE PREPARO: misture os temperos passados no processador na carne. Refogue-a e reserve. Cozinhe a mandioca, passe-a no processador, tempere-a com sal e misture a margarina. Acrescente o leite aos poucos, até que a mandioca fique com a consistência de um purê mais macio. Em um vidro refratário ou louça que possa ir ao forno, espalhe parte do purê de mandioca no fundo e nas laterais. Acrescente o recheio de carne de sol e cubra com a outra parte do purê de mandioca. Jogue o queijo por cima. PARA CONGELAR: tampe o refratário ou cubra com o filme plástico e leve ao freezer. Pode manter no freezer por até 6 meses. PARA ASSAR: retire o filme plástico ou tampa e leve ao forno médio até gratinar. No caso do escondidinho, é bom tirar do freezer e deixar descongelar na geladeira antes de levar ao forno.