TURISMO – RIO DE JANEIRO

O MUSEU DO AMANHÃ é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana. E por que um Museu do Amanhã? Porque vivemos em uma nova era, em que o conjunto da atividade humana tornou-se uma força de alcance planetário. Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes. Manejamos átomos e criamos microrganismos artificiais. Desviamos o curso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamos o clima. Habitamos um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão gerados a partir de nossas próprias escolhas? O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir? Orientado pelos valores éticos da Sustentabilidade e da Convivência, essenciais para a nossa civilização, o Museu busca também promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta. Um museu para ampliar nosso conhecimento e transformar nosso modo de pensar e agir.
O Rio de Janeiro é uma grande cidade brasileira à beira-mar, famosa pelas praias de Copacabana e Ipanema, pela estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor, no topo do Corcovado, e pelo Pão de Açúcar, um pico de granito com teleféricos até seu cume. A cidade também é conhecida pelas grandes favelas. O empolgante Carnaval, com carros alegóricos, fantasias extravagantes e sambistas, é considerado o maior do mundo. O MORRO DO CORCOVADO certamente é a maior atração da cidade. Situado a 710 metros acima do nível do mar, o morro sustenta a estátua do Cristo Redentor, um dos mais conhecidos monumentos do planeta. A estátua, que mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas, foi inaugurada em 1931. Para chegar ao terraço principal, o visitante tem que subir 222 degraus íngremes. A subida até o topo do Morro, pode ser feita pelo trenzinho que sobe por uma estrada de ferro, uma das mais antigas do país inauguradas em 1884 por D. Pedro II. A vista é uma das mais lindas da cidade. Subindo de automóvel, o visitante ainda pode conhecer no caminho o MIRANTE DONA MARTA, uma vista tão ou mais bonita que a do Cristo Redentor. Rua Cosme Velho 513, – tel 21.2558-1329 (9h-18h) O PÃO DE AÇÚCAR é outro cartão postal mundialmente conhecido. Para se chegar ao topo (396 m), o visitante sobe num teleférico envidraçado, em duas etapas. A primeira vai até o MORRO DA URCA (220 m) e a segunda até o Morro do Pão de Açúcar. A extensão do percurso de 1.330 metros é feita em 6 minutos. Lá de cima pode-se observar a mais bonita vista da Baía de Guanabara, do Centro da cidade e também de Niterói. Av. Pasteur 520, Urca – tel. 2541-3737 (8h-22h) – Do alto do Morro da Urca é possível fazer voos panorâmicos de Helicóptero.  Conhecida como a Princesinha do Mar, Copacabana é uma síntese da cidade do Rio. Impossível o rio de janeiro falar da praia sem falar do bairro. Com seus milhares de habitantes, Copacabana é um bairro com uma população bastante heterogênea. São ricos, pobres, famosos e desconhecidos que fazem a alma de Copacabana. A praia possui seis postos de salvamento que são ótimas referências geográficas.
Sua faixa de areia é bastante larga exceto próximo ao Posto 6, o que propicia a prática de diversos esportes. Na areia, o visitante pode encontrar diversos produtos à venda. Bebidas, comidas, protetores solares, bijuterias e cangas (toalhas para deitar na areia) entre outros. O mar costuma ser calmo com ondas pequenas (exceto em dias de ressaca). No verão e, principalmente, nos fins de semana o número de frequentadores aumenta consideravelmente. Vale à pena visitar o FORTE DE COPACABANA NO POSTO 6, palco de eventos históricos do Brasil sede Museu Histórico do Exército. O MOSTEIRO DE SÃO BENTO foi construído pelos Beneditos (1617-1669) e é um marco do barroco brasileiro. Ele foi erguido pelos monges Beneditos. Seu interior é rico e magnífico. Destaque para as grades de jacarandá feitas por Frei Domingos da Conceição entre 1698 e 1706 e os painéis da capela principal, pintados entre 1663 e 1700. Aos domingos realiza-se uma famosa missa acompanhada pelo canto gregoriano dos monges beneditinos. Para assisti-la, é aconselhável chegar com 30 minutos de antecedência. Rua D. Gerardo 68, Centro – (2a/6a: 7h-11h e 14h30-18h / sábado a partir de 7h15 e domingo a partir de 8h15). TEATRO MUNICIPAL Inspirado na Ópera de Paris, o Teatro Municipal foi inaugurado em 1909 e sempre abrigou os maiores espetáculos do país. A arquitetura do teatro impressiona com suas arcadas de mármore e vitrais importados da Europa. Outro para rio de janeiro teatro nacional destaque é o pano de boca pintado pelo italiano Eliseu Visconti, que retrata figuras célebres como Rembrandt, Wagner e Carlos Gomes. 
IGREJA N. S. DA CANDELÁRIA. Primeira igreja do Rio de Janeiro. Sua pedra fundamental foi colocada em 1630, mas sua construção, em estilo neoclássico, copiando a Igreja de São Pedro de Roma, durou até o final do século XIX. Praça Pio X, Centro – (2a/6a: 7h30-12h e 13h-16h; sábado e domingo 7h30-12h). Construído para a Copa do Mundo de 1950, o Estádio Mário Filho, mais conhecido como MARACANÃ, é o maior templo do futebol mundial. O Brasil perdeu aquela Copa, mas ganhou um palco digno de qualquer jogo e espetáculo. Dentro ainda há o Museu do Esporte onde são exibidas preciosidades como a camisa 10 da Seleção Brasileira que pertenceu a Pelé. Vale a pena conferir a programação de jogos para assistir alguma partida de futebol. Rua Professor Henrique Rabelo, portão 18, Maracanã – (2a/6a: 11h-17h). MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES o MNBA, que abrigas as mais importantes exposições da cidade, foi criado em 1937 e ocupa o prédio onde desde 1908 funcionou a Academia de Belas Artes. Seu acervo de 14 mil peças é exposto de forma rotativa e apresenta obras de todas as fases da pintura brasileira. São quadros de Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Lasar Segall e outros. Entre os estrangeiros, obras de Debret, Boudin, Picasso e Rodin. Av. Rio Branco 199, Centro (3a/6a: 10h-18h; sábado e domingo: 14h-18h). IPANEMA. Este pedaço de areia ficou mundialmente conhecido pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Assim como Copacabana, não se pode falar da praia sem falar do bairro. Ipanema, uma antiga vila de pescadores, é um berço cultural do Rio e, consequentemente, do Brasil. Aqui nasceu a moda de praia e surgiram grandes compositores da Bossa Nova. Ipanema, em tupi-guarani, significa água perigosa. Apesar disso, o mar é bom para a prática de esportes aquáticos como surfe e bodyboard. Nas areias de Ipanema há com frequência shows musicais gratuitos para o público, geralmente à noite. 
MUSEU HISTÓRICO NACIONAL. Apesar de muito importante para a história nacional poderia estar em melhor estado de conservação. Contudo suas 300 mil peças são muito interessantes e contam a história do Brasil, desde seu descobrimento até a proclamação da República. Entre as peças estão maquetes em marfim da família imperial. Praça Marechal Âncora, Centro (3a/6a: 10h-17h30; Sab/dom: 14h-18h). O Paço Imperial foi residência da família real portuguesa entre 1808 e 1889. Sua inauguração, porém, foi em 1743 e serviu de sede para vários departamentos governamentais. Foi restaurado em 1985 e tornou-se um centro cultural. Praça 15 de novembro 48, Centro rio de janeiro tijuca domingo de 12h as 18h30).  MUSEU CHÁCARA DO CÉU. Este museu, localizado em Santa Teresa, possui um acervo com cerca de 8 mil peças entre pinturas, gravuras, desenhos e esculturas. Destaque para obras de Matisse, Modigliani, Monet, Dali, Picasso, Di Cavalcanti e Portinari. Ao lado, o visitante pode ir através de uma passarela até o Parque das Ruínas, local com linda vista, onde acontecem shows de música, teatro e exposições. Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa (4a/2a).
CONFEITARIA COLOMBO. Inaugurada em 1894, a Colombo é local marcante da alta sociedade carioca do início do século XX. A decoração antiga e o serviço de chá continuam sendo atração. Rua Gonçalves Dias 32/36, Centro (2a/6a: 8h30-19h; sábado: 8h30-13h). CATEDRAL METROPOLITANA. O formato de cone da Catedral tem 96 metros de diâmetro interno, 80 metros de altura e capacidade para 20 mil pessoas em pé. A beleza fica por conta dos vitrais coloridos que acompanham as paredes até a cúpula em forma de cruz, e a enorme imagem de Cristo suspensa por cabos. Foi construída entre 1964 e 1979. Rua dos Arcos 54/ Av. República do Chile 245, Centro (7h-17h30). IGREJA N. S. DA GLÓRIA DO OUTEIRO. Construída em 1739, esta igreja foi local de batismo de D. Pedro II. Do alto do Morro da Glória tem-se uma belíssima vista do Centro e Zona Sul. Ladeira da Glória 135, Glória (2a/6a: 8h-12h e 13h-17h; sábado/domingo: 8h-12h). IGREJA E CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO. Sem dúvida uma das mais antigas igrejas do Rio. Foi construída no início do século XVII e restaurada em 1973. Está localizada no coração do Centro. Largo da Carioca, Centro (2a/6a: 7h30-18h30; sábado: 7h30-11h30 e 14h30-18h; dom: 9h30-11h30). ARCOS DA LAPA. Os Arcos da Lapa foram construídos em 1750. Sua função era distribuir à população a água das nascentes do Rio Carioca vindas do bairro de Santa Teresa. Com até 64 metros de altura e 270 de comprimento, o aqueduto é o símbolo do boêmio bairro da Lapa. Desde 1896 serve de viaduto para os famosos bondinhos de Santa Teresa. Não perca este passeio. Praça Cardeal Câmara, Lapa. O JARDIM BOTÂNICO. É um dos locais mais tranquilos de toda cidade. Foi criado em 1808 por D. João VI. Possui cerca de 8.200 tipos de plantas e flores do Brasil e de outros países. As palmeiras imperiais são as que mais impressionam. Ótimo programa para as crianças. Rua Jardim Botânico 920, Jardim Botânico (8h-17h). PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. A maior floresta urbana do mundo fica a 2 km do centro da cidade. Ótimo para fazer caminhadas, trilhas e piqueniques. A presença de guia é necessária, pois as trilhas são mal sinalizadas e é fácil se perder nelas. A Floresta da Tijuca foi toda devastada por plantações de café e, mais tarde, reflorestada com espécies da Mata Atlântica. Não se esqueça de checar o visual da Vista Chinesa. Estrada da Cascatinha 850, alto da Boa Vista (8h-18h). Acesso pela Estrada das Canoas ou pela Estrada da Castorina. 
MUSEU HISTÓRICO DA REPÚBLICA. O Palácio do Catete foi construído entre 1858 e 1866 e serviu como sede da Presidência de 1897 até 1960, quando foi transformado em museu. Seu acervo conta a história da República com destaque para o ex-presidente Getúlio Vargas, que lá se suicidou. Rua do Catete 153, Catete (3a/6a:12h-17h; sábado/domingo: 14h-18h). O PALÁCIO IMPERIAL. da quinta da boa vista (construído em 1600) era a residência escolhida pelos imperadores do Brasil Império. Hoje é museu nacional e jardim zoológico. Acervo fixo 10.000 peças distribuídas por 3800 m2. Entre estes o fóssil de um bicho preguiça gigante, peças egípcias, louças orientais e peças dos imperadores do Brasil. PALÁCIO DA ILHA FISCAL. Local do último baile do Império. Com a proclamação da República, passou a ser utilizado pela Marinha. O Palácio é muito visitado por escolas, portanto procure ir ao fim-de-semana. Acesso por lancha. MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM) inaugurado 1958 com projeto arquitetônico de Affonso Eduardo Reidy e paisagístico de Burle Marx, o MAM não abriga somente exposições de arte, mas também encontros de líderes de Estado e shows de música. Destaque para obras de artistas brasileiros e para a cinemateca com 15 mil títulos. Av. Infante D. Henrique 85, Parque do Flamengo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Sede do Banco do Brasil até 1986, o bonito prédio do CCBB foi construído em 1906. O estilo neoclássico da construção se tornou um centro de arte e cultura. Em seus espaços há teatro, cinema e exposições de todos os tipos. Rua 1o de Março 66, Centro (3a/dom: 12h-20h). MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC) -Niterói Seu maior destaque é o próprio prédio projetado por Oscar Niemeyer. Além de um acervo com 600 obras de arte concretista, possui também uma inigualável vista para o Rio de Janeiro. Mirante da Boa Viagem, Boa Viagem, Niterói (3a/6a: 11h-19h; sábado: 11h-21h; dom: 13h-19h). BIBLIOTECA NACIONAL. A grande atração da Biblioteca Nacional são os milhares de livros que fazem parte de seu acervo. Este começou a ser formado com a chegada da Real Biblioteca de D. João VI, em 1808. Uma edição de 1572 de os “Lusíadas”, de Camões, está entre as raridades da biblioteca. Av. Rio Branco 219/239, Centro. MUSEU HISTÓRICO DO EXÉRCITO. O belo forte está localizado no final da Praia de Copacabana (lado de Ipanema). À noite ele conta com uma linda iluminação. No museu, inaugurado em 1987, estão expostas peças de artilharia e infantaria de épocas diversas. Há também um acervo fotográfico e bibliográfico. Destaque para a belíssima vista sobre Copacabana. Observar a cidade a partir do mar é possível se o visitante fizer um passeio de saveiro. Este passeio de 3 horas pela Baía de Guanabara passa por praias, ilhas e fortalezas, partindo da Marina da Glória. Outras informações pelo telefone (021) 2225-6064 
O CALÇADÃO DAS PRAIAS DE COPACABANA, Ipanema e Leblon é uma atração à parte. Não é somente o caminho que leva os banhistas à praia. Pessoas de todas as idades aproveitam o calçadão para caminhar, fazer exercícios, além de correr e pedalar na ciclovia ao lado. Além disso, o calçadão é pontilhado por quiosques que servem diversos produtos. Não se esqueça de se deliciar com uma água de coco. A Zona Sul do Rio de Janeiro possui ciclovias, principalmente na orla, o turista pode pedalar andar de skate, patins, além de correr e fazer exercícios. Uma das ciclovias vai da Praia do Leblon até o centro da cidade. LAGOA RODRIGO DE FREITAS. Assim como as praias, a Lagoa também é um ótimo local para fazer caminhadas e exercícios físicos. Nos mais de 8 km de extensão da orla da Lagoa, o amigo turista encontra diversos quiosques, cada um com uma especialidade diferente. Neles você encontra desde comida japonesa até árabe. JARDIM ZOOLÓGICO. Localizado na Quinta da Boa Vista em São Cristóvão, o Jardim Zoológico do Rio é o programa preferido das crianças. São cerca de 2.100 animais de mais de 350 espécies. Destaque para o setor dos macacos e dos felinos. Na Quinta da Boa Vista se encontra também o Palácio São Cristóvão, residência da família imperial de 1805 a 1889 (Proclamação da República) e onde funciona o Museu Nacional. Apesar de estar sempre em reforma, o museu possui um interessante acervo de peças de arqueologia, botânica e zoologia. Nos jardins do palácio há área de lazer, quadras de esporte e locais para piquenique. 
O ANTIGO BAIRRO DE SANTA TERESA é muito conhecido pelos bondinhos que sobem e descem suas ladeiras. Eles saem do museu da republica Rua Lélio Gama (tel. 2215-8581), no Centro ao lado do Aqueduto da Carioca e é a melhor maneira de se conhecer o bairro. Lá você encontra bares, restaurantes e museus todos cercados pela arquitetura antiga e o espírito bucólico de Santa Teresa. Não perca uma visita ao Museu da Chácara do Céu, ao Parque das Ruínas e ao Bar do Mineiro. Não se esqueça de dar um pulo na Feira Hippie. No local podem-se encontrar artesanatos de vários tipos e materiais. São bolsas, carteiras, roupas, quadros, esculturas e redes por preços razoáveis. Local ideal para comprar lembranças para os amigos. Funciona aos domingos na Praça General Osório em Ipanema. OS VOOS, saem da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Morro da Urca (Pão de Açúcar) com diferentes percursos e preços variados. Informações pelo telefone 2511-2141 (Helisight). Na Lagoa tel. 2259-6995 e no Pão de Açúcar tel.2542-7895. Sinuca Clube do taco. Aberto todos os dias. De segunda à sábado das 13:00 h às 3:00 h, nos domingos e feriados das 16:00 h às 2:00 h. A cozinha funciona das 19:00 h às 2:00 h. Na parte da tarde, das 13:00h às 19:00h, funciona uma mini lanchonete. A entrada é franca exceto em dia de evento. Proibido entrada de menores de 18 anos. Rua Barata Ribeiro, 655 Loja E Copacabana. Tel.:(021) 2255-4934 / 2549 3271.   O PLANETÁRIO DO RIO é considerado excepcional em sua categoria. Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. Tel.: (021) 2274-0046 e 2274-0096. Boliche: U.S.Play Barra bowling (18 pistas). Avenida das Américas, 4.666 – Barra Shopping. Tel.: (021) 2431-9566. RAFTING RIO PARAIBUNA 21 km de decidas emocionantes, acompanhados de guias experientes, nas corredeiras do Rio Paraibuna, localizado no município de Comendador Levy Gaspariam, em Três Rios. Pacotes e reservas Rio Aventura (021) 2492-1250 e Três Rios: (0XX24) 2255-8125. http://www.rio.rj.gov.br/web/setur