TURISTAS, CUIDEM-SE, O CORONAVÍRUS MATA E A DENGUE TAMBÉM. QUEREMOS VOCÊ VIVO PARA O PRÓXIMO PASSEIO.
Embaixada e consulado referem-se a representações do governo em um país estrangeiro. Um país terá apenas uma embaixada em outra nação, ao passo que terá vários consulados em várias cidades.
Uma embaixada é a representação maior, e o consulado é apenas uma versão menor da embaixada. Em certo sentido, os consulados podem ser chamados de embaixadas juniores. Embaixadas são missões diplomáticas permanentes, geralmente localizadas na capital do país. No nosso caso, em Brasília (DF). Atualmente, Brasília tem 128 embaixadas.
Já os consulados, estão localizados apenas em cidades maiores e não na capital. Os países estabelecem embaixadas em outra nação somente se reconhecerem a soberania daquele país.
Funções de uma embaixada e de um consulado
Enquanto embaixadores, que são representantes diplomáticos de alto nível de um país, representam a embaixada, os cônsules representam os consulados.
Os embaixadores são o porta-voz de seus governos. Já as embaixadas têm um papel mais amplo a desempenhar e representam seu governo em outra nação. Essas últimas, lidam principalmente com relações políticas e diplomáticas com as nações anfitriãs e também cuidam do bem-estar dos cidadãos que vivem naquele país.
Enquanto as embaixadas lidam com grandes tarefas diplomáticas, os consulados lidam com tarefas diplomáticas menores. O número de consulados depende do requisito. E a principal tarefa destes é fomentar o comércio e manter os laços comerciais entre as duas nações. Além disso, lidam com questões relacionadas a vistos, passaportes e também com turistas e expatriados.
O principal papel do consulado é promover o comércio, ajudar as empresas do país anfitrião a investir em seu país e vice-versa. Também facilita a importação e exportação entre os dois países.
Enquanto embaixada é a representação diplomática de um governo em outra nação, o consulado é a representação da administração pública. As embaixadas trocam mensagens entre seu governo e o governo anfitrião. Os consulados são responsáveis apenas por seus próprios cidadãos que estão viajando ou vivendo no país anfitrião.
As embaixadas informam seu governo sobre todos os eventos sociais, políticos, militares, econômicos e outros importantes que acontecem no país anfitrião. Já os consulados apresentam um relatório sobre importantes nascimentos, casamentos, mortes e outros eventos ao seu governo.
As embaixadas também são responsáveis por preparar os tratados entre as duas nações e por organizar visitas oficiais.
Os consulados também são responsáveis por informar seus cidadãos sobre todas as questões de segurança. E ainda pela responsabilidade de cuidar de seus cidadãos, em caso de detenção ou prisão. Embora ambas as embaixadas e consulados representem seu governo em um país estrangeiro, elas têm responsabilidades e papéis diferentes para desempenhar.
Fonte. http://www.itamaraty.gov.br/
