RA XII – SAMAMBAIA

A CIDADE DE SAMAMBAIA. (fundação. 25 de outubro de 1989), valorizou 75% nos últimos dois anos. A área territorial de Samambaia fazia parte do Núcleo Rural de Taguatinga. A cidade, como muitas do Distrito Federal, nasceu a partir do grande fluxo de trabalhadores durante o processo de formação da capital do país.  Samambaia tornou-se a 12ª Região Administrativa do DF. A cidade é constituída de áreas urbana e rural. A urbana subdivide-se em 128 quadras residenciais (QRs), com 1.835 conjuntos e 38.815 lotes; 178 quadras comerciais e de serviços (QSs/QNs); duas quadras industriais (QIs); Setor de Mansões Sudoeste (SMSE), com 158 lotes; Área de Desenvolvimento Sul (ADS), com 21 conjuntos sub divididos em 496 lotes. Na área rural são desenvolvidas atividades agropecuárias, de lazer e turismo.
Os primeiros habitantes tinham de andar a pé até Taguatinga, porque não havia transporte público. O comércio confundia-se com as próprias residências de alguns moradores. Para atender às necessidades imediatas dos vizinhos, comercializam quase tudo. As empresas começaram a se instalar na cidade quando a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) liberou, em 1968, os primeiros lotes comerciais.
Hoje Samambaia tem aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a quarta Região Administrativa mais populosa do Distrito Federal. A cidade tem cerca de 2,2 mil empresas e 21 mil trabalhadores no setor terciário. Segundo pesquisa da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), divulgada em 2011, a renda média da população corresponde a R$ 2.093. O governo está investindo na infraestrutura local para estimular a ocupação de áreas subutilizadas, por empresários, com a finalidade de criar novos empregos. A Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), tem localização privilegiada, próxima às principais vias de acesso à cidade: a BR-060 (que liga Brasília a Goiânia), a Avenida Leste (que cruza a BR e segue até Taguatinga) e a Avenida Central (que divide a área em duas e faz a ligação da rodovia com o Centro Urbano de Samambaia).
A construção civil impulsiona mudanças significativas na economia de Samambaia. O mercado imobiliário está aquecido, e o valor do metro quadrado subiu cerca de 75% nos últimos dois anos. A área central está sendo, aos poucos, tomada por arranha-céus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *