RA IV – Brazlândia

CIDADES de BRAZLÂNDIA e PLANALTINA
Na inauguração da Capital Federal, ambas pertenciam à Vila de Santa Luzia (hoje Luziânia). A história de Brazlândia, começa quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da Chapada do Vão dos Angicos, (fundação em 05 de junho de 1933). Foram os Abreu de Lima, os Rodrigues do Prado, os Cardoso de Oliveira e os Braz de Lima que povoaram a terra, que futuramente seria Brazlândia.
O desenvolvimento foi trazido, principalmente, pelos Braz de Lima, de Carmo do Paranaíba, em Minas Gerais, e pelos Cardoso de Oliveira, de Posse, em Goiás, que já tinham tradição como agricultores e pecuaristas. Os dois clãs logo estabeleceram relação familiar e de negócios, realizando atividades agro-pastoris nas três décadas seguintes.
No início dos anos 30, as famílias conseguiram que o povoado fosse elevado à categoria de distrito de Santa Luíza. Após a inauguração de Brasília nos anos 60, Brazlândia foi anexada como então cidade-satélite de Brasília, preservando o nome.
Uma cidade é considerada turística quando oferece um alto potencial para receber visitantes, tanto para disfrutar de suas belezas naturais, quanto culturais, tais como feiras, exposições, comemorações, dentre outros eventos típicos que marcam uma história. Brazlândia tem tudo isso e muito mais. Tem a maior Festa do Morango de Brasília; a Festa da Goiaba; o Encontro da Mãe com o Filho; a Marcha para Jesus; Encontro de Folia de Reis e do Divino Espírito Santo, entre outros eventos tradicionais.
No turismo temos:
turismo religioso, de aventura, ecológico, esportivo, ecoturismo, pesca, rural e cultural. Além disso, tem uma boa infraestrutura com hotéis e restaurantes rurais em pousadas e outros espaços próprios para o visitante conhecer e aproveitar todos os benefícios. Com tantas atrações assim, podemos afirmar que Brazlândia está sim na “Rota do Turismo”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *