RA IX – CEILÂNDIA

CIDADE DE CEILÂNDIA: (27 de março de 1971)
Comidas típicas nordestinas, músicas, poesias e danças – História, tradição e modernidade.  Com 398.374 habitantes, em uma área total de 230,30 km², Ceilândia é atualmente a cidade mais populosa do Distrito Federal. Reconhecida por ser o abrigo dos nordestinos no DF, a cidade tem como características principais os elementos típicos desta cultura. Exemplo disso é a Feira Central, a Casa do Cantador, além de muitas outras características típicas dos nordestinos.
Ceilândia é a única cidade do DF que conta com um monumento arquitetônico de Oscar Niemeyer, além do Plano Piloto. A Casa do Cantador, um dos grandes orgulhos da cidade. É considerada como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel. Ali, no refúgio nordestino, é possível apreciar diversas manifestações populares nordestinas, como apresentações de repente e embolada, exposições de histórias de Cordel, shows e festas típicas que acabam se incorporando à rotina ceilandiense.
Ceilândia não respira apenas ares nordestinos. Considerada uma grande “favela”, até se tornar uma Região Administrativa do DF, em 1989, Ceilândia é jovem, multicultural e palco para a força de expressão da cultura Hip Hop, típica das periferias. Por toda a cidade é possível observar as manifestações representadas nas inúmeras paredes grafitadas, nas esquinas onde se houve o som das músicas de rap e nos próprios cidadãos que incorporam a expressividade da cultura local.
A cidade foi criada como forma de retirar a população das “favelas” localizadas no berço do Planalto Central, levando-as para lugares mais afastados do centro. A sigla CEI, que significa Campanha de Erradicação de Invasões, junto à palavra “lândia” que significa cidade, formaram o nome da cidade satélite do Distrito Federal.
Até 1989, Ceilândia era considerada uma grande “favela” da cidade de Taguatinga. A partir daquele ano, Ceilândia passou a ser a IX Região Administrativa do Distrito Federal. Hoje, Ceilândia já conta com diversos bairros: Ceilândia Centro, Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Guariroba, P Sul, P Norte, Setor O, Expansão do Setor O, QNQ e QNR, Setor de Indústria, Setor de Materiais de Construção e Área de Desenvolvimento Econômico Centro-Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *